Servidores da Área de Saúde da Unicamp com sintomas para Covid-19 devem procurar o Cecom

Testes diagnósticos do HC são destinados aos pacientes internados no hospital

Caso apresente sintomas como dor de garganta, tosse ou febre, o servidor da Área de Saúde da Unicamp deve se dirigir ao Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) para consulta médica. Em caso suspeito de Covid-19, terá seu material biológico coletado em nariz e garganta para exame diagnóstico (técnica PCR), e será afastado por 7 dias a contar do início dos sintomas, até a liberação do resultado.

“Caso teste negativo para Covid-19, e o servidor esteja sem sintomas, retornará ao trabalho. Caso teste positivo, será afastado por mais 7 dias até que esteja bem e o ciclo de 14 dias de isolamento social se complete. É importante frisar que, nesse momento, os testes são realizados apenas nos trabalhadores da Área da Saúde e em pacientes com sintomas graves”, explicou a coordenadora do Cecom, Patrícia Leme.

Dados da Unicamp dessa última quarta-feira (22) mostraram 77 casos positivos para Covid-19 na universidade, sendo 16 desses pacientes internados no Hospital de Clínicas (HC), e 61 funcionários da área de saúde da Universidade. Os dados são atualizados diariamente.

No início desse mês, o Laboratório de Patologia Clínica (LPC) do HC da Unicamp recebeu o credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes diagnósticos para a Covid-19 dos servidores da Área de Saúde da Unicamp (HC, CAISM, Hemocentro, Gastrocentro, Cecom e Hospital Estadual de Sumaré (HES)) e para o público externo atendido no Hospital de Clínicas. Para realizar o teste no HC, no entanto, é necessário enquadrar-se em alguns critérios, explica o infectologista e coordenador de assistência do HC, Plínio Trabasso.

“Não é todo paciente com síndrome gripal que recebe a indicação para a coleta do exame. Apenas as pessoas que apresentem sinais com indicação para internação são testadas no HC. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, inclusive. No caso dos servidores da Área da Saúde da Unicamp, testados positivamente para Covid-19, os colegas de trabalho com quem mantiveram contato devem ficar alertas para o surgimento de sintomas suspeitos da doença. Neste caso, esses servidores devem se dirigir ao Cecom para verificar se eles se enquadram nos critérios de infecção por Covid-19”, reforçou Trabasso.

Camila Delmondes, Assessoria de Imprensa FCM Unicamp.