Programa de Risco Biológico

É um programa multiprofissional, voltado ao atendimento dos Profissionais da Área de Saúde (PAS) da UNICAMP que se expõem a sangue ou fluidos corporais de pacientes (sêmen, secreção vaginal, líquor, líquidos peritoneal, pleural, sinovial, pericárdico, amniótico e outros líquidos orgânicos contendo sangue, como fezes, urina e secreção traqueal) durante a assistência prestada.

PARA O ATENDIMENTO

O profissional da área da saúde (PAS) acidentado, deve procurar atendimento o mais breve possível em posse do nome e número do HC do paciente com o qual se contaminou e três tubos secos (de 8 mL) coletados deste paciente.

O Atendimento é realizado no CECOM de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 16h30.

Fora do horário de atendimento do CECOM, os profissionais do CAISM que se acidentarem devem procurar atendimento no PA do CAISM e os demais profissionais da UNICAMP, devem procurar atendimento na UER do HC.

No próximo dia útil, o profissional deve comparecer ao CECOM para verificar os resultados dos exames colhidos e a conduta que será adotada.

COMO PROCEDER APÓS A EXPOSIÇÃO

Exposição cutânea – lavar imediatamente o local com água e sabão. Não é necessário ampliar o ferimento nem espremer o local, também não é recomendada a utilização de substâncias cáusticas, pois essas medidas apenas ampliam a área de exposição, sem demonstração de utilidade profilática.

Exposição de mucosa – lavar imediatamente e de maneira exaustiva o local com soro fisiológico.

Dúvidas através dos telefones (19) 3521-9020 / 9021 / 9029, pessoalmente ou pelo email sau@cecom.unicamp.br. Para informações técnicas, ligue (19) 3251-9144.