PIC – Práticas Integrativas e Complementares na Saúde

 

Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pelo CECOM

As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde.

O CECOM tem sua missão baseada no modelo de atenção humanizada, acolhedora e centrada na integralidade do indivíduo.

A partir de Novembro de 2018, oferecerá algumas atividades em Práticas Integrativas e Complementares, listadas abaixo.

 

PARTICIPE !

VENHA CONOSCO BUSCAR QUALIDADE DE VIDA PARA TER VIDA DE QUALIDADE!

DANÇA CIRCULAR

A Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea, originária de diferentes culturas, que favorece a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre os participantes. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos delicados e profundos, os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.

As danças circulares podem criar espaços significativos para o desenvolvimento de estados emocionais positivos.

 

DANÇA SÊNIOR

Nasceu em 1970, na Alemanha, e no Brasil é utilizada como uma “estratégia preventiva da inatividade, para retardar a senilidade e promover qualidade de vida aos idosos. É uma roda de inclusões, onde cada um se valoriza como ser humano”.

Atividade estimulante para pessoas de todas as idades, recomendável para  idosos, aplicável para os mais jovens, e também aos  portadores de limitações físicas.

Na dança sênior a harmonia entre ritmo e melodia  promove a sensação de bem-estar, que reflete em sua natureza a liberdade de objetivos, ou na liberação da alegria de viver.

Através de músicas folclóricas alegres e animadas, é rica em movimentos, praticada em circulo, e pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé.

TREINAMENTO PERFUMADO

O Treinamento Perfumado é uma prática corporal  que trabalha a manutenção da vida, através da realização de movimentos suaves,  cuja finalidade é  prevenir  doenças  para depois nutrir e reconstruir as energias. Tem a sua origem nas práticas chinesas e segue o caminho do meio. Os movimentos são realizados de forma espontânea, pode-se rir, falar e contemplar o ambiente ao mesmo tempo em que se mantém o ritmo cadenciado, a sequência correta e as repetições suficientes para vivenciar bons resultados e a recuperação do bem estar.

 

TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA  (Jogos recreativos e colaborativos)

Essa prática visa movimentar o corpo de uma maneira lúdica e aumentar a socialização entre os participantes por meio da prática de jogos recreativos cooperativos. Essas atividades ajudam a estimular e desenvolver capacidades físicas como coordenação, equilíbrio, agilidade e resistência muscular, além de estimular capacidades cognitivas como concentração, memória, atenção e raciocínio lógico. Além dos jogos recreativos, serão realizadas atividades de alongamento, consciência corporal e relaxamento, visando uma melhora global da saúde física e mental.

Grade de Atividades a partir de Março/19

Grade de Atividades

 

Inscrições:

SAU / CECOM

 (19) 35219020   (19) 35219021  (19)35219029  (19)35211727