Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19:
-
A pessoa deverá permanecer em isolamento domiciliar, separado das outras pessoas, mesmo que ocorra melhora dos sintomas, pelo período mínimo de 10 dias a partir do 1º dia dos sintomas. Em alguns casos, esse tempo de isolamento poderá ser ampliado devido ao agravamento dos sintomas ou não resolução dos mesmos.
-
Deverá retornar para avaliação médica se sentir piora dos sintomas ou falta de ar, sempre com uso de máscara, mantendo os cuidados de higiene no trajeto. Se for possível, evitar o transporte público.
-
Utilizar máscara o tempo todo e trocar toda vez que estiver úmida, danificada e/ou com muito tempo de uso (usar no máximo 4 horas).
-
Se houver necessidade de cozinhar, lavar as mãos e usar máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
-
Após uso do banheiro, lavar as mãos com água e sabão, limpar vaso, pia e demais superfícies com álcool 70% ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
-
Não compartilhar ítens pessoais, mantendo uso individual para itens como toalha de banho, roupa de cama, garfo, faca, colher, copo e demais objetos ou equipamentos.
-
A pessoa isolada deve trocar a própria roupa de cama e embalar em um saco plástico. Aumentar a freqüência de troca da roupa de cama e de banho, lavar as roupas com água e sabão, deixar secar e passar.
-
Sofás, cadeiras e cama também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
-
O cômodo com a pessoa isolada deve permanecer como a porta fechada o tempo todo. Mas a janela deve ser mantida aberta para ventilação e entrada de luz solar. Limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
-
O lixo produzido precisa ser separado e descartado. É importante manter uma lixeira ao lado da cama com saco plástico, para jogar o lixo. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve fechar a sacola e só depois despejar em lixeiras diferentes.
Caso não seja possível manter o isolamento em outro espaço, os demais moradores devem dormir em um cômodo diferente, longe da pessoa positiva para COVID-19, seguindo também as seguintes recomendações:
-
Limitar a movimentação do caso positivo pela casa, sendo permitida sua saída do quarto somente para ir ao banheiro.
-
Se possível, destine um banheiro para uso exclusivo dessa pessoa com COVID-19.
-
Manter a distância mínima de dois (2) metros entre o caso positivo e os demais moradores.
-
Limpar os móveis frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
-
Manter os locais bastante ventilados.
-
Todos os outros moradores da casa devem ficar em isolamento por 10 dias, usar máscara ou cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir.
-
Observar o surgimento de sintomas (febre, tosse, falta de ar, dor no corpo, dor de cabeça, congestão nasal, coriza, dor de garganta, perda ou diminuição do cheiro e/ou paladar, diarreia, náusea/vômito), e se houver passar em atendimento médico em um serviço de saúde
-
Após lavar as mãos com água e sabão, dar preferência ao papel-toalha. Caso não seja possível, utilizar toalha de tecido de uso individual e trocá-la toda vez que estiver úmida.
-
Caso outro morador da casa também inicie os sintomas, ele deve imediatamente iniciar o isolamento e procurar atendimento médico.
-
Realizar rigorosa e freqüente limpeza do banheiro, sempre com álcool 70% ou água sanitária, especialmente após o banho da pessoa infectada, que deve ser a última entre os moradores.
Núcleo de vigilância Epidemiológica
CSS/CECOM
Agosto/2020