Planejamento Estratégico do Programa Viva Mais

Nos dias 17, 19 e 24 de março foi realizado o 1º Planejamento Estratégico (PLANES) do Programa Viva Mais. Com participação de aproximadamente 50 pessoas, o objetivo foi refletir sobre o Programa e criar uma visão de futuro, promovendo uma maior integração com a Comunidade Universitária.

Como método foram realizadas oficinas com base nas metodologias da Future Search, do Planejamento Estratégico Situacional e do Balanced Score Card. Em grupos, os participantes discutiram sobre o passado, presente e futuro do Viva Mais.

Para a assistente social do Cecom e membro do Programa, Tânia Maria Granzotto, o Planejamento Estratégico é essencial para a elaboração de estratégias e ações, visando uma maior integração dos profissionais. “Durante o PLANES, aparecem as dificuldades e desafios. É possível perceber como está o cenário do Viva Mais e o que ele vivencia hoje”, diz.

Segundo a Profa. Dra. Renata Cruz Soares de Azevedo do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM/UNICAMP e Coordenadora técnica do Programa, o Viva Mais é um Programa fundamental para a discussão de uso de drogas na Universidade. A coordenadora comenta também sobre a dificuldade em discutir o assunto.  “É preciso pensar em estratégias que coloquem esse tema tão delicado na vida das pessoas, de forma séria e neutra”.

Tânia Granzotto ressalta a importância de um respaldo político e a necessidade de um auxílio da administração da Universidade. “Precisa desse respaldo para ser um programa que atenda às demandas do contexto atual, do que está acontecendo na Universidade, em relação ao uso de substâncias psicoativas”.

Confira fotos