14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes

 

Como resposta ao crescimento do diabetes em todo o mundo, foi criado o Dia Mundial do Diabetes em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia 14 de novembro foi escolhido devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, descobriram a insulina em 1921. Representada por um ícone simples, o objetivo é facilitar a reprodução e apoio à campanha em larga escala, para prevenção e educação.

Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo mundo. Segundo as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número de pessoas com diabetes tipo 2 superou os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Já o diabetes tipo 1, não pode ser prevenido. Mesmo assim, a cada ano aumentam os casos registrados.

O diabetes tipo 2 é o mais comum, e geralmente, aparece após os 40 anos, algumas vezes sem nenhum sintoma, mas podem ocorrer em alguns casos,  sede excessiva, micção noturna acentuada, perda de peso, boca seca, fraqueza e cansaço.

É de extrema importância um acompanhamento com as devidas orientações, já que o diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família.

No Cecom há acompanhamento na endocrinologia, enfermagem e nutrição em consultas individuais, além do grupo educativo (encontro entre os profissionais da equipe e pacientes), que acontece toda segunda quinta-feira, a cada dois meses e tem duração de duas horas.

Mais informações:

Serviço Social do Cecom: (19) 3521-9017

Recepção da Clínica Médica: (19) 3521-9020

Site / Grupo Educativo Diabetes 

Deixe uma resposta