RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS X TESTE RT-PCR

RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Orientações sobre a realização do teste RT-PCR COVID

01/10/2020

De acordo com o Plano de Retorno Gradual e Parcial da Unicamp, a partir de 13 de outubro, o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) iniciará a coleta de testes de Covid-19 do tipo RT-PCR na Comunidade da Unicamp, dos que estarão retornando às atividades presenciais.

O RT-PCR é um exame/teste em que se coleta a saliva e a secreção do nariz do paciente, utilizando um cotonete específico para esse procedimento.

A coleta será por meio de agendamento prévio, de acordo com a indicação dos servidores docentes e não docentes e colaboradores que retornarão às atividades presenciais a partir de 19 de outubro, cujos dados constam na planilha anexada ao formulário, que foi preenchido por cada Unidade/Órgão, conforme o estabelecido no plano de retomada das atividades presenciais da Universidade.

A Unidade/Órgão receberá a planilha com os agendamentos, através do e-mail do servidor que preencheu o formulário e que providenciará o contato com os mesmos.

Caso o servidor já tenha testado positivo para COVID-19, através do exame de RT-PCR na Unicamp, não é necessário realizar novo teste. Porém, será necessário nos informar o nome completo e matrícula, através do e-mail css@cecom.unicamp.br.

Em caso de resultado negativo, o exame será enviado ao servidor por meio do e-mail institucional e este entregará na sua Unidade/Órgão. Se o resultado for positivo, as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do CECOM farão o contato telefônico para orientações sobre isolamento e atestados.

IMPORTANTE: caso o servidor/aluno apresente algum sintoma sugestivo de COVID-19, deverá procurar o Pronto Atendimento do CECOM de segunda à sexta-feira das 7h00 às 17h30.
Sintomas iniciais mais comuns: cansaço, febre, tosse seca, dor de cabeça e no corpo, dor de garganta, congestão nasal e coriza, perda do olfato e paladar.
Outros sintomas menos comuns: diarreia, conjuntivite, erupções cutâneas.
Sintomas graves: falta de ar, perda da fala, dor no peito.

Tire suas dúvidas sobre o Plano de Retorno Parcial e Gradual

Formulários já estão sendo enviados aos diretores de Unidade.

COVID – 19 (CORONAVÍRUS): INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS