O CTA tem como objetivo atender a Comunidade Interna da Unicamp (alunos, funcionários docentes e não docentes) com dúvidas em relação a sua condição sorológica para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O CTA atende de forma gratuita tanto a demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde. Os serviços oferecidos são: 1) a testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C; 2) encaminhamento para a vacina de Hepatite B independente da faixa etária; 3) a profilaxia pós-exposição sexual – PEP; 4) encaminhamento de casos positivos de HIV para tratamento/acompanhamento no Hospital Dia do HC; 5) tratamento das outras DSTs.
O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste serão garantidos. A equipe conta com médicos, enfermeiros, assistente social, psicóloga e dentistas especificamente capacitados, que acompanharão a pessoa antes e depois da testagem.
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, em horários que variam de 07h30 às 18h30, dependendo do dia da semana e da escala de atendimento em vigor. Caso você nunca tenha acessado os serviços do CECOM, o 1º agendamento deverá ser realizado pessoalmente na recepção da clínica médica. Traga um documento com foto e seu RA ou carteira funcional para fazer seu cadastro e agendamento. Caso já possua o cadastro, poderá agendar por telefone nos ramais 19020/21.
Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia, como jejum. No dia da consulta, traga sua carteira de vacina, se possível.
Insumos: disponibilizamos preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. Você pode retirá-los nas recepções do Cecom para seu uso, ou em maiores quantidades para disponibilizar em eventos. Fale conosco!
Melhores Informações: SAU/recepção da Clínica Médica do CECOM, através dos telefones (19) 3521-9020/35219021, pessoalmente ou pelo email: cta@cecom.unicamp.br
O que é teste rápido da Aids?
É um teste que diz se a pessoa tem ou não o HIV, o vírus da aids. Sua vantagem está na rapidez do resultado. Em média 15 minutos.
Como é feita a testagem?
1. Aconselhamento antes ou após a coleta de material para o teste
2. Coleta de sangue (apenas uma picada na ponta do dedo!), análise e laudo.
3. Entrega do resultado e orientações.
Qual a importância de fazer o teste?
É importante saber o quanto antes se você tem HIV. Assim, você inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida.
Em caso de gravidez, mães soropositivas têm grandes chances de terem filhos sem HIV se seguirem o tratamento.
Quando fazer o teste?
Durante o pré-natal (gestantes).
Se teve ou está alguma doença sexualmente transmissível (DST), tuberculose ou hepatites.
Se manteve relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha.
Se compartilhou seringas ou agulhas.