Outubro Rosa 2016 | Faça parte desta campanha!

outubro-rosa

Equipe do CECOM veste rosa no mês de Outubro! Nós apoiamos essa causa!

Confira abaixo a Campanha do Outubro Rosa 2016, feita pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM). Para mais informações, clique aqui.
O QUE É CÂNCER DE MAMA?

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame médico clínico das mamas e da mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Fazer exame médico periódico das mamas e a mamografia após os 40 anos. Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade física ajudam na prevenção do câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática. A mulher também deve fazer o autoexame das mamas.

É um exame simples, realizado pela própria paciente, que permite conhecer as características das suas mamas e detectar mais cedo possíveis alterações.

O autoexame das mamas é um importante instrumento para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Deve ser feito pelo menos uma vez por mês, do 7º ao 10º dia a partir do início da menstruação. A mulher que parou de menstruar poderá fazer o autoexame escolhendo uma data fixa, por exemplo, todo dia 1º do mês.

Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.

No banho: com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada: coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. Faça o mesmo na mama direita. Examinar também a região das axilas e pressionar as aréolas e mamilo.

ORGANIZADORES

GGBS - UNICAMP