Investigação Epidemiológica na Moradia Estudantil da Unicamp

O CECOM realizou nos dias 06, 07 e 08 de julho/2021, na Moradia Estudantil da Unicamp, uma Investigação Epidemiológica por meio da coleta de dois exames laboratoriais para COVID-19, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, Coordenação executiva, Administração e Representantes estudantis da Moradia Estudantil, Laboratório de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas, Instituto de Biologia e Serviço de Apoio ao Estudante.

Houve a participação de 182 pessoas, entre elas os (as) estudantes moradores (as) e seus (suas) companheiros (as), hóspedes e trabalhadores (as) da Moradia Estudantil. 

Um dos exames realizados foi a coleta do RT-PCR swab nasofaríngeo, utilizado para diagnóstico da COVID-19 na fase aguda em casos sintomáticos e assintomáticos, com a finalidade de identificar a ocorrência de possíveis surtos em determinados grupos e realizar o rastreamento de casos positivos. 

  O outro foi a coleta de amostra de sangue para análise sorológica, que permite, dentro dos limites de sensibilidade do teste, a identificação de uma possível exposição da pessoa ao Coronavírus, com a finalidade de avaliar a extensão da transmissão do Coronavírus. 

Dessa forma, o CECOM, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NVE, após análise dos resultados, poderá recomendar medidas sanitárias para aprimorar ainda mais  o enfrentamento do Covid-19 na Moradia Estudantil.

Trabalhadores da Moradia aguardando para realizar os testes
Profissional do CECOM realizando a coleta de sangue para o exame sorológico
Profissional do CECOM manipulando o tubo para armazenar o swab coletado
Alguns dos profissionais do CECOM que atuaram na Moradia Estudantil