Fórum aborda o Uso de Substâncias Psicoativas no Ambiente Universitário

 

 

Na quinta-feira, dia 26 de setembro, ocorreu no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, o Fórum de Esportes e Saúde sobre o Uso de Substâncias Psicoativas no Ambiente Universitário. Para compor a mesa-redonda, o fórum contou com a participação do Professor do Departamento de Pediatria da Unicamp, Roberto Teixeira Mendes; da Psicóloga e Docente da Universidade, Renata Cruz Soares de Azevedo; da Professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UNESP e Coordenadora do Programa Viver Bem, Dra. Florence Kerr-Correa; do Psiquiatra do Cecom, Dr.Lucas Mella; da Assistente Social do Cecom, Vivian de Lima Buosi Lopes; da Diretora do Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme e do Assessor da Coordenadoria Geral da Universidade, Professor José Marcos Pinto da Cunha.

De acordo com os organizadores do evento, estudos nacionais apontam que 48% dos universitários relatam uso de drogas ilícitas. Sendo, a maconha a mais utilizada seguida por anfetaminas, tranquilizantes, inalantes e alucinógenos. As bebidas alcoólicas são as substâncias lícitas mais consumidas e podem trazer diversas consequências negativas, como menos tempo dedicado aos estudos, faltas, pior desempenho acadêmico, maiores taxas de reprovação, além de maior chance de atividade sexual de risco, acidentes de trânsito e violência.

Com o intuito de oferecer atendimento psicológico a estudantes e iniciar um programa de prevenção de uso de drogas há dez anos, foi criado o Viva Mais.  Roberto Teixeira, um dos idealizadores, percebeu a necessidade de um programa que orientasse a Comunidade Unicamp após ser procurado pela mãe de uma aluna dependente de substâncias psicoativas. O Programa Viva Mais existe há dez anos e tem como objetivo, promover uma nova cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) dentro dos campus da Unicamp.

 

Próximas reuniões do Viva Mais

18 de novembro, das 9h às 10h30

21 de outubro e 16 de dezembro, das 14h às 15h30

 

CSS / Cecom – Coordenadoria de Serviços Sociais

Atendimento a funcionários, alunos e docentes

Grupo Motivacional de Tabagismo –4ª feira, das 16h00 às 17h00 ( Não há necessidade de agendamento prévio)

Telefones: 3521-9017/ 9020/ 9021

Mais informações no Site do Viva Mais

 

Deixe uma resposta