Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

 

Informações sobre o atendimento

 

No dia 27 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

“O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho  em empresas com mais de 100 funcionários de acordo com portaria publicada em 1972.”

Saiba Mais sobre informações de Acidentes de Trabalho

O registro da Comunicação de Acidente de trabalho (CAT) dos profissionais com vínculo Unicamp e regime de trabalho CLT é de responsabilidade da equipe do CECOM, por meio de ferramenta informatizada desenvolvida em parceria com a DGRH.

Dentre os diversos tipos de acidentes de trabalho, há também os acidentes com Risco Biológico, neste caso, acidentes perfuro cortantes e exposição de mucosas/pele à sangue e fluidos corporais.

Neste sentido, o CECOM oferece um programa chamado “Programa de Risco Biológico” onde os profissionais, principalmente da área da saúde, são acolhidos e recebem orientações baseadas em protocolos específicos para a prevenção de doenças como HIV, Hepatite B e Hepatite C.

No ano de 2013 foram registrados 259 acidentes com Risco Biológico, sendo 75% do Hospital de Clínicas (HC) e 18% do CAISM.

Destes acidentes 29% ocorreram entre os residentes de medicina e 25% entre os técnicos de enfermagem, seguidos por Enfermeiros, estudantes de medicina, médicos, serviço de limpeza, biólogos entre outros.

O tipo de exposição mais comum foi a percutânea (79%) envolvendo sangue. Não houve soro conversão para HIV ou Hep C no período.

As profissionais inseridas no programa também atuam com ações de prevenção, ministrando aulas aos profissionais de enfermagem recém-admitidos na área da saúde, na recepção aos residentes de medicina e capacitação dos residentes da anestesia.

 

Deixe uma resposta