DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE

11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: neste dia vale lembrar a importância do combate e da prevenção da obesidade.

O sobrepeso e a obesidade crescem no Mundo todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos em 2015.

Estes dados são muito preocupantes visto que a obesidade é um fator de risco central para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como a hipertensão arterial, o diabetes e as dislipidemias que, por sua vez, podem causar o infarto do miocárdio e o derrame cerebral, prevalentes causas de morte em todo o Mundo e no Brasil.

A conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada é fundamental para o combate e a prevenção da obesidade.

A atividade física regular produz efeitos saudáveis e alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento das DCNTs, pois o sedentarismo aparece como fator de risco e fator etiológico para estas doenças. Há evidência de que a atividade física regular protege contra o ganho excessivo de peso.

A mudança do hábito alimentar com foco no controle da ingestão de alimentos com alta densidade energética (alimentos com alto teor de gorduras e/ou de carboidratos) e na promoção do consumo de alimentos com baixa densidade energética como frutas e hortaliças é ponto fundamental para a prevenção e controle da obesidade.

Neste dia especial, no qual direcionamos nosso olhar para o problema da obesidade, vale refletir sobre as ações que podemos tomar para melhorar nosso estilo de vida.

Com esse objetivo, estimulamos que participem da II Semana de Atividade Física e IV Fórum: “Atividade Física e Esporte na Promoção da Saúde” programado para  15 de Outubro.

Para informações e inscrições, entre no site: www.cecom.unicamp.br/mexa-se

 

Deixe uma resposta