29 de setembro – Dia Mundial do Coração

 

 

Este ano, o “Dia Mundial do Coração”, comemorado pela Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia continua dando enfoque às campanhas temáticas nas crianças e adolescentes, tendo em vista que as doenças cardiovasculares têm o início do desenvolvimento nesta fase da vida, avançando ao longo dos anos e levando à morte prematura na vida adulta.

Criança com excesso de peso tende a ser adulto obeso e mais propenso a desenvolver diabetes, hipertensão, infartos e AVC mais jovem. Atualmente 54% dos homens e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso. Apenas 23% da população ingere a porção diária recomendada pela OMS, de cinco ou mais porções ao dia de frutas, verduras e legumes, enquanto 31,5% consomem carne gordurosa e 26% tomam refrigerantes regularmente.

Todas as ações desenvolvidas até agora tem como objetivo impactar os indicadores brasileiros de morbidade e mortalidade cardiovascular, garantindo conhecimento aos profissionais de saúde e melhorando a qualidade de vida dos 75% da população do país que é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois acredita-se que seja mais fácil criar uma criança com um estilo de vida saudável do que mudar um adulto.

Na direção da prevenção de risco cardiovascular, o CECOM oferece equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas) para avaliar o risco cardiovascular e para orientar na melhoria dos hábitos de vida que resultará na redução deste risco.

Aprenda a cuidar bem do seu coração e dê o bom exemplo para seus filhos!

 

Faça o download do cartaz

Faça o download do folder

Deixe uma resposta