Desafio Saúde é lançado na Diretoria Geral da Administração

Texto: Paula Mariane

O Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), através de uma iniciativa do setor de Fisioterapia, lançou na última sexta-feira (02) o Desafio Saúde na unidade da Diretoria Geral da Administração (DGA). O Desafio Saúde é um programa que visa estimular o aumento da prática de atividades físicas entre os funcionários das unidades da Unicamp.

dsc00849

Ricardo Luís Salvaterra Guerra

Durante a apresentação, o supervisor do setor de Fisioterapia Ricardo Luís Salvaterra Guerra ressaltou a importância de praticar exercícios e atividades físicas, visando a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DNCT). “A gente já trabalha com a palestra motivacional de atividade física há mais de 1 ano, no Programa de Saúde nas Unidades. Esse ano tivemos a ideia de não só fazer apenas uma palestra, mas também de acompanhar as pessoas, motivar regularmente e acompanhar a quantidade e qualidade das atividades físicas que estão sendo feitas.” diz.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), adultos devem fazer 150 minutos de atividade física moderada por semana – já para as crianças e adolescentes, o recomendável é 60 minutos de atividade por dia.

O objetivo principal do Desafio Saúde CECOM é a mudança dos hábitos cotidianos para uma vida mais saudável. “O resultado [esperado] é que as pessoas tenham adesão, então criamos um questionário online, onde elas podem registrar a atividade física feita e por quanto tempo – assim vamos quantificando e dando uma resposta em relação ao que elas fizeram.” afirma Ricardo.

Cada participante criará uma rotina de atividades, que deverá ser registrada no sistema durante 5 meses. Ao final do desafio, o funcionário será avaliado novamente. Através de um blog, a equipe manterá o contato com quem aceitar a proposta do Desafio, dando informações acerca da importância do exercício físico e colocando metas para que os funcionários se sintam motivados. Para acessar o blog, clique aqui.

3

2

Equipe do CECOM