CECOM REALIZA 5ª EDIÇÃO DO PLANES

Texto: Paula Mariane

O Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) realiza, entre os meses de fevereiro e março,  a 5º edição do Planejamento Estratégico (PLANES), processo de gestão composto por três fases: elaboração, execução e avaliação. Nesta edição ocorreram diversas oficinas com os funcionários do CECOM, e foi incluída a participação de usuários (funcionários, docentes e alunos da universidade) e parceiros – DGRH, AFPU, DGA, Prefeitura do Campus, CEMEQ, CEB, CCUEC, GGUS, GGBS, CAISM, Hemocentro, Hospital das Clínicas, Visa Norte e Departamento Regional de Saúde DRS VII.

Desde o dia 26 de fevereiro até 11 de março, foram feitas atividades internas com o Colegiado Gestor do CECOM, a fim de consolidar os trabalhos realizados durante o PLANES. As facilitadoras Eneida Rached, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e Bernadete Piazzon, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), utilizaram uma metodologia dinâmica nas oficinas, promovendo um período de construção e integração entre os participantes.

O encerramento, ocorrido ontem (14/03) foi marcado pela finalização da elaboração dos projetos, sendo esta a primeira fase a ser trabalhada no PLANES. Através do mapa estratégico, criado a partir das perspectivas usuários, sociedade, processos, pessoas e finanças, resultaram em mais de 30 projetos, que englobam desde o acesso, agendamento e atendimento; qualidade dos serviços; a busca da integralidade do Cuidado com foco na saúde coletiva; ações de valorização, integração e reconhecimento profissional até a ampliação da infraestrutura local.

Maria Bernadete de Barros Piazzon, uma das facilitadoras do planejamento, afirma que “[O PLANES] é um movimento para a unidade conquistar avanços nos próximos anos. Como o CECOM é uma unidade que está realizando a atividade pela quinta vez, vem avançando muito por isso, pois já incorporou na sua prática o planejamento estratégico participativo, que tem sido feito com mais de 100 pessoas envolvidas. Neste ano, ano a inovação foi – além de chamar os funcionários do CECOM – chamar o grupo de usuários e o grupo de unidades parceiras.”A funcionária Denise Cristina da Silva Padilha, participou pela primeira vez do planejamento. “É importante conhecer os planos que serão executados nos próximos anos, assim como participar ativamente dos projetos”, ressalta.

Confira as fotos das atividades: