Cecom promove a 7ª campanha de prevenção do câncer de intestino

A Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino iniciou em 2011 como piloto, idealizada pelo médico coloproctologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Dr. Claudio Coy. A partir de 2012 foi estendida para todos os funcionários e professores da Unicamp, onde é realizada anualmente pelo Cecom, completando em 2018 a sua sétima edição.

O objetivo da campanha é de alertar e conscientizar a comunidade, com mais de 50 anos, sobre a necessidade de adotarem medidas preventivas em relação ao desenvolvimento de câncer de intestino. Uma das medidas é a distribuição de kits ao público alvo, com orientações para o recolhimento de fezes. Através deste teste é possível identificar possíveis vestígios de sangue nas fezes, que podem ou não serem indicativos da presença da doença. A campanha se torna viável porque a Universidade possui uma estrutura de apoio já montada, em que o Gastrocentro disponibiliza a colonoscopia nos casos recomendados e o tratamento necessário é realizado no HC.

A cardiologista Drª. Patricia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Cecom, informa que a adesão tem sido significativa, e para que a campanha atinja os benefícios a que se propõe, os testes devem ser realizados todos os anos, como ocorre, por exemplo, com a dosagem de colesterol. Drª. Patricia alerta também que tão importante quanto a prevenção desses tumores, é a adoção de hábitos saudáveis e atividade física regular.

Lila Léa Cruvinel, assessora do Cecom e coordenadora da campanha, organiza a cada início de ano um encontro com parceiros do Cecom e os facilitadores das unidades que compõem a Unicamp, responsáveis pela distribuição, recolhimento dos kits e encaminhamento dos resultados dos testes.

Para ler a matéria completa divulgada no site da Unicamp, acesse:

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/03/01/cecom-promove-7a-campanha-de-prevencao-do-cancer-de-intestino