Área Médica – Fisioterapia

O serviço atende apenas pessoas munidas de encaminhamento com diagnóstico médico, por agendamento com um dos fisioterapeutas. Terão prioridade os pacientes em pós-operatório, pós retirada de imobilizações e/ou afastados exclusivamente para tratamento fisioterápico.

– Tratamento Ambulatorial: atendimento diário sob a responsabilidade dos fisioterapeutas, sendo o número de sessões semanais e o tempo de terapia estabelecidos de acordo com a doença e/ou alteração.

– Disfunção de ATM: atendimento com fisioterapeuta, em horário previamente agendado, no setor de fisioterapia, para portadores de alterações da articulação temporomandibular, munido,  obrigatoriamente, de encaminhamento com diagnóstico.

– Acupuntura: atendimento com fisioterapeuta em horário previamente agendado no setor de fisioterapia e obrigatoriamente munido de encaminhamento médico com diagnóstico. O paciente será agendado, consultado e direcionado para o tratamento. Serão realizadas de 8 a 10 sessões, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Melhores Informações: Através dos telefones 3521-9020/3521-7627, pessoalmente ou pelo email: sau@cecom.unicamp.br

 

Programa Mexa-se

mexase-novo

Objetivo: Disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde através da prática de atividades físicas junto à comunidade universitária.

Atividades: alongamento, consciência corporal, atividades recreativas, ginástica localizada, caminhadas monitoradas e condicionamento físico.

Como Participar: Dirigir-se à tenda do Mexa-se (Rua da Reitoria, em frente à Praça da Paz) e preencher uma ficha de inscrição/anamnese, diariamente, das 7h às 18h.

 

Escola de Coluna

 

Objetivos

Promover ação educativa permitindo o conhecimento dos fatores anatômicos, biomecânicos, ergonômicos e causais das alterações relacionadas à coluna vertebral.

Intervir através de exercícios físicos (calistênicos, alongamento e resistência localizada) específicos a este perfil de pacientes.

Prevenir agravos em portadores de distúrbios e lesões da coluna vertebral.

 

 

Público Alvo

Portadores de dores crônicas relacionadas à coluna vertebral.

Como participar

O interessado deve ter encaminhamento médico para fisioterapia, e passar em avaliação com a equipe de fisioterapia do CECOM, que indicará ou não a participação na Escola da Coluna.

Frequência e Duração

O grupo da escola da coluna tem encontros duas vezes por semana, durante 8 semanas.

Equipe: Dr. Marco Antonio Alves de Moraes e Dr. Fabio Martins

 

Escola do Joelho

 

Objetivos

Promover a educação em saúde, prevenir e/ou minimizar as lesões do joelho, reabilitar e melhorar a qualidade de vida dos usuários do serviço de fisioterapia do CECOM da UNICAMP que apresentam disfunções da articulação do joelho que não estejam na fase aguda.

 

 

 

Público Alvo

Portadores de dores crônicas relacionadas ao joelho, ou em fase final de reabilitação pós-operatória do joelho.

Como participar

O interessado deve ter encaminhamento médico para fisioterapia, e passar em avaliação com a equipe de fisioterapia do CECOM, que indicará ou não a participação na Escola do Joelho.

Frequência e Duração

O grupo da escola da coluna tem encontros duas vezes por semana, durante 8 semanas.

Equipe: Fisioterapeutas Shadi Ezz El Din Habib e Guilherme Colombo

 

Escola do Ombro

 

 

Objetivos

Promover a educação em saúde, prevenir e/ou minimizar as lesões do complexo do ombro, reabilitar e melhorar a qualidade de vida dos usuários do serviço de fisioterapia do CECOM da UNICAMP que apresentam disfunções das articulações que compreendem a cintura escapular e complexo do ombro, que não estejam na fase aguda.

 

 

Público Alvo

Portadores de dores crônicas relacionadas ao ombro, ou em fase final de reabilitação pós-operatória do ombro.

Como participar

O interessado deve ter encaminhamento médico para fisioterapia, e passar em avaliação com a equipe de fisioterapia do CECOM, que indicará ou não a participação na Escola do Ombro.

Frequência e Duração

O grupo da escola da coluna tem encontros duas vezes por semana, durante 8 semanas.

Equipe: Fisioterapeuta Fabio Martins

 

Grupo de Exercícios (Hipertensão, Diabetes e Obesidade) 

 

Objetivos

Proporcionar aos usuários do Centro Comunitário de Saúde (CECOM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que apresentem doenças crônicas não relacionadas ao trabalho (Hipertensão arterial, diabetes e obesidade) um programa de atividade física com o objetivo de prevenir e/ou minimizar as disfunções e/ou complicações decorrentes dessas doenças

 

 

Para atingir esse objetivo geral, o programa de atividade física terá como objetivos específicos:

•      Melhorar a qualidade de vida

•      Melhorar o nível de atividade física

•      Melhorar a capacidade cardiorrespiratória

•     Reduzir o percentual de gordura e peso

•      Reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica

 

Público Alvo

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, pressão alta, alterações de colesterol e triglicérides, obesidade).

Como participar

O interessado deve agendar avaliação física no serviço de fisioterapia do CECOM, e já iniciará as atividades.

Frequência e Duração

O grupo de DCNT’s acontece todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 07h15min as 08h00min.

Equipe: Fisioterapeutas Ricardo Luís Salvaterra Guerra e Guilherme Colombo.

 

Deixe uma resposta