28 de Julho – Dia Nacional de Luta Contra as Hepatites Virais

 

 

 

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, doenças autoimunes ou metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, que são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo o risco da doença evoluir (tornar-se crônica) e causar danos graves ao fígado como cirrose e câncer.

A transmissão da hepatite A é fecal-oral, ou seja, está ligada a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

A transmissão das hepatites B e C pode ser por transfusão de sangue (receber sangue contaminado), ato sexual sem preservativo, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de  tatuagens, compartilhamento de material para uso de drogas injetáveis e inaláveis, de mãe para filho na hora do parto, e procedimentos cirúrgicos, odontológicos ou hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança.

A transmissão por via sexual é mais comum para o vírus da hepatite B que para o da C, que pode ocorrer principalmente em pessoa com múltiplos parceiros, com alguma lesão genital ou infectada com o HIV.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. A causada pelo vírus A é uma forma aguda, que não têm potencial para virar crônica, assim, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. As hepatites B e C podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite!

Agende uma consulta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV, Hepatites Virais e Sífilis) do CECOM e faça os testes rápidos, de forma gratuita e sigilosa!

O CECOM também oferece a vacina contra Hepatite B diariamente!

Esperamos você!

Deixe uma resposta