Inauguração do CTA no CECOM Limeira

Dia 11 de dezembro de 2023, marcou um avanço significativo na promoção da saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no campus da Unicamp de Limeira. Foi inaugurado o Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (CTA) do CECOM-Limeira.

Estiveram presentes para a celebração a equipe de Limeira, a Coordenadora do CECOM, Rôse Clélia Trevisane, o Coordenador de Divisão, Rogério Terra, a Assistente Técnica, Lila Cruvinel, a supervisora do CTA CECOM-Campinas, Marianna Vogt e o aluno do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental (FT), Tácio Félix.

“O CTA não apenas oferecerá testes rápidos para o HIV, mas também desempenhará um papel crucial na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, com foco especial nas hepatites B, C e Sífilis.”, afirma a Coordenadora do CECOM.

A iniciativa representa um passo significativo na promoção da saúde e bem-estar da comunidade acadêmica, reforçando o compromisso do CECOM com a saúde preventiva e acessível para toda comunidade universitária.

Objetivos do CTA:

• Ampliar e promover o acesso da comunidade interna, especialmente dos segmentos vulneráveis, por meio do aconselhamento.
  • Estimular a adoção de medidas de prevenção personalizadas para cada usuário.
  • Ofertar insumos de prevenção.
  • Encaminhar os usuários para serviços de referência, garantindo o acompanhamento.

Atividades Desenvolvidas pelo CTA:

• Acolhimento e abordagem inicial do usuário, considerando a privacidade, ética e respeito.
  • Testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C por meio de testes rápidos.
  • Orientações e aconselhamentos pré e pós-testes.
  • Prevenção baseada no uso de antirretrovirais – Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
  • Aconselhamento para gestão de risco.
  • Divulgação e encaminhamento para profilaxias e vacinas.
  • Oferta de insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante).
  • Vinculação para HIV, hepatites B e C, sífilis e outras ISTs.
  • Manejo das ISTs, especialmente a sífilis.
  • Encaminhamento para o SEMIL para exames de outras ISTs.
  • Vigilância e notificações do HIV, sífilis e das hepatites B e C.
  • Educação em Saúde com disponibilização de material educativo e informativo.

Horário de Funcionamento:

• Para situações de risco à exposição de até 72 horas: todos os dias das 08h00 às 17h00.
  • Pacientes agendados: segundas e quartas das 08h00 às 09h00; terças e quintas das 13h00 às
    14h00.
    Para dúvidas e esclarecimentos, a equipe do CECOM Limeira está disponível pelos telefones
    (19) 2113-3396 / 2113-3317.