Dúvidas Frequentes

O que preciso para realizar uma solicitação? (Consulta/atendimento/pedido de receitas, etc)?

Oferecemos atendimento exclusivamente para alunos, funcionários e docentes da Unicamp. A pessoa deve possuir vínculo ativo com a Universidade. Os agendamentos podem ser realizados presencialmente ou via telefone, através dos números (19)3521-9020, (19)3521-9021 e (19)3521-9029. 

Continuo tendo acesso ao Cecom mesmo estando aposentado?

Sim, exceto aposentados da Funcamp. 

O Cecom possui atendimento via Whatsapp?

Não. Por inúmeras dificuldades e impedimentos na utilização da plataforma, o Whatsapp do CECOM foi descontinuado em Junho de 2022. 

Como funciona o agendamento?

O Cecom trabalha com um cronograma de abertura de agendas, que é definido anualmente após a divulgação do calendário administrativo da Unicamp. Este cronograma é elaborado de forma mensal e por conjunto de especialidades, disponibilizado para consulta no site do Cecom e de forma impressa em locais estratégicos pelo prédio.

Quanto tempo demora para conseguir agendar minha consulta?

Mensalmente abrimos as agendas de marcação para o mês seguinte. As vagas são ofertadas considerando os compromissos dos profissionais e ocupadas conforme a demanda. Caso os horários se esgotem, você receberá a orientação para retornar na próxima abertura de agendas ou para que entre em contato conosco para verificar a disponibilidade de horários de desistência. 

Só preciso mostrar os resultados de exames que coletei, como posso fazer?

Caso o motivo da consulta seja apenas para entregar os resultados de exames e não houver mais vagas para agendamento, há a possibilidade de deixarmos uma “filipeta” (recado) na agenda do profissional, pedindo para que os resultados sejam avaliados e passado uma devolutiva. Você receberá a resposta em seu e-mail de cadastro.

Preciso de uma consulta urgente, como faço?

O Cecom presta serviço ambulatorial, sendo a maior parte de consulta/atendimento agendado. Possui algumas vagas de atendimento eventual para situações de agravo agudo à saúde, sem necessidade de agendamento prévio, porém com quantidade limitada de atendimentos por período. 

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11:00 e das 13:00 às 17:30, exceto feriados e expedientes suspensos. 

*Em caso de urgência com a Saúde Mental, a orientação é que busque atendimento no Pronto Socorro de Psiquiatria da UER (HC-UNICAMP).

Sofri uma queda/trauma/acidente/entorse, o Cecom consegue me atender?

Não. O Cecom não dispõe de ortopedista e nem aparelho de RX. Desta forma, deverá procurar outro serviço com esta especialidade.

Para facilitar, segue o link com as informações das Unidades de Saúde que atendem pelo SUS – Sistema Único de Saúde:

http://www.campinas.sp.gov.br/governo/saude/unidades/urgencia-emergencia/

Fiz um pedido de renovação de receita/relatório/atestado, mas ainda não me responderam, vai demorar?

O prazo para resposta pode levar 7 dias úteis a partir da data de inserção na agenda do profissional em questão. Na maioria dos casos, as respostas são enviadas antes deste tempo.

Estou tentando ligar no telefone do Cecom mas sem sucesso. O que acontece?

O nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 07h00 às 19h00 – exceto feriados e expedientes suspensos. Atendemos toda a comunidade universitária, ou seja, temos um público em potencial de aproximadamente 55.000 pessoas e, por conta disso, principalmente em dias de abertura de agenda, há congestionamento de ligações e o sistema de telefonia não comporta volume de chamadas, o que pode acarretar inclusive em mensagens equivocadas de que o número está programado para não receber ligações, entre outros. Inobstante, esclarecemos que estamos buscando alternativas para solucionar esta questão.

Posso escolher o dia e horário da minha consulta?

As vagas são ofertadas de acordo com a disponibilidade das agendas dos profissionais.

Tinha um agendamento mas o Cecom desmarcou. O que acontece agora?

Em casos de desmarcação realizada pelo Cecom, a área responsável verifica a possibilidade de remanejamento para o mesmo mês ou, no máximo, para o mês seguinte, conforme disponibilidade de horários.

Tenho um agendamento mas preciso desmarcar. Como faço?

Você deve responder no próprio e-mail de confirmação de consulta, pedindo a desmarcação da mesma ou entrar em contato por telefone. As desmarcações devem ser feitas com o prazo mínimo de 24h úteis da consulta.

Já pedi a desmarcação, mas gostaria de agendar nova consulta. Como faço?

Os agendamentos são realizados presencialmente ou via telefone, através dos números (19)3521-9020, (19)3521-9021 e (19)3521-9029. 

Já faço acompanhamento médico no Cecom, marquei minha consulta, mas minha medicação não vai durar até lá. O que eu faço?

Para pacientes que já fazem acompanhamento no Cecom, há possibilidade de pedir renovação de receitas fora da consulta. Solicitamos, sempre que possível, que o pedido seja feito com no mínimo 7 dias de antecedência do término da medicação. 

Já fiz acompanhamento no Cecom no passado e agora gostaria de retornar. É possível?

Sim. Cada área possui uma temporalidade definida para agendamento de retornos e retomada de tratamentos. Por exemplo, para clínico geral, é permitido realizar o pedido de agendamento de retorno desde que tenha passado em consulta no prazo de 1 (um) ano. 

Já para consultas odontológicas, é possível desde que tenha passado em consulta com o dentista a partir de janeiro/2021. 

De qualquer forma, se não for como um retorno, poderá retomar o tratamento através da Avaliação Clínica Odontológica para Odontologia ou Caso Novo, para Clínica Médica.

Sendo assim, é possível, desde que se cumpra os critérios de cada especialidade. Caso haja alguma restrição ou impedimento, você será informado.

E no dia da consulta/atendimento? Como devo proceder?

Para consulta/atendimento agendado, você deve comparecer com 15 minutos de antecedência do horário agendado, munido de um documento com foto, retirar a senha e aguardar a chamada, informando ao atendente no balcão o profissional com o qual tem consulta. Enquanto aguarda ser chamado no balcão, é importante ficar atento ao sistema de som ou painel de chamada de consultas, pois a chamada para consulta pode acontecer antes de sua passagem pelo balcão.

Quais especialidades precisam de encaminhamento? 

Clique na especialidade desejada nas opções do menu e verifique a necessidade de apresentar encaminhamento.

Tive um imprevisto, vou me atrasar. Qual o tempo de tolerância de atraso para consultas?

Para consultas da Área Médica a tolerância a atrasos é de 5 minutos. 

Para consultas na Odontologia a tolerância a atrasos é de 10 minutos. 

Gostaria de trocar de dentista, é possível mudar de profissional?

Sim, há possibilidade de trocar de dentista. Para tal, será necessário passar por nova avaliação odontológica.

Qual o prazo para retirada de solicitações (encaminhamentos, receitas, relatórios, etc)?

Devido às novas diretrizes da LGPD – Lei de proteção de dados, o documento deverá ser retirado em até 15 dias da sua emissão. Após este período o mesmo será descartado.

Não encontro a solicitação de exame, o que faço?

Considerando que haja tempo hábil para tal (alguns dias), há a possibilidade de solicitar uma nova via ao profissional que emitiu o documento.

Tenho pedido de exames solicitados por médico externo, posso fazê-los no CECOM?

Não, aceitamos somente pedidos de exames de médicos do próprio Cecom.

Vou fazer exercícios físicos, preciso apresentar atestado que estou apto para praticar esportes, como faço?

Você deve agendar uma consulta de rotina com o Clínico Geral, mediante disponibilidade de vagas, para que o profissional defina a conduta do caso.

Meu dentista particular me encaminhou para cirurgia de retirada do Siso, consigo agendar no Cecom?

 Não, aceitamos somente encaminhamentos dos próprios dentistas do Cecom.

O CECOM tem atendimento em ortodontia (aparelhos ortodônticos) ou faz implantes odontológicos?

Não, o Cecom não dispõe de tais atendimentos.

Fiz exames laboratoriais (coleta de sangue/urina/fezes) solicitados por profissional do Cecom e gostaria de acessar o resultado. Como faço?

Faça a solicitação através do email sam@cecom.unicamp.br, enviando os dados: nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e a data que fez o exame. Anexe uma foto de um documento oficial de identidade (RG ou CNH). Clique aqui para mais informações.