CECOM realiza Testes Rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis no campus de Limeira

No dia 16 de abril aconteceu o primeiro evento volante após a inauguração do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV, Sífilis, Hepatites virais e outras ISTs) no ambulatório do Cecom Limeira em dezembro de 2023. Foram oferecidos os testes rápidos para o diagnóstico de hiv e sífilis e atendidos em torno de 200 pessoas, em sua maioria estudantes, além de funcionários.

Segundo Marianna Vogt, responsável pelo CTA Cecom, os eventos volantes são de suma importância para o diagnóstico dessas infecções sexualmente transmissíveis por ampliar a testagem para além dos limites dos atendimentos em consultório.  Desse modo, os estudantes adolescentes e jovens adultos – população de alta vulnerabilidade –  que não procurariam pelo serviço individualmente, recebem a informação de prevenção, diagnósticos precoces e o encaminhamento para o tratamento adequado.

De acordo com Karina Giovanetti, supervisora do Cecom Limeira, “O evento foi importante para divulgação do novo serviço, considerado uma conquista para a comunidade universitária. Contamos com o apoio da equipe multidisciplinar do CTA Cecom Campinas e com a parceria do SEMIL (Serviço Especializado em Moléstia Infectocontagiosa de Limeira). Notamos um aumento da procura pelo serviço ambulatorial após a realização desse CTA volante, o que consideramos um feedback positivo da comunidade do campus de Limeira.”

Para dúvidas e esclarecimentos sobre o atendimento do CTA em Limeira, a equipe está disponível pelos telefones
(19) 2113-3396 / 2113-3317.

Horário de Funcionamento:

Para situações de risco à exposição de até 72 horas: todos os dias das 08h00 às 17h00.
Pacientes agendados: segundas e quartas das 08h00 às 09h00; terças e quintas das 13h00 às 14h00.