O CECOM, no dia 20/05/2022, realizou seu PLANES – Planejamento Estratégico.
O objetivo deste PLANES foi de revisar os resultados do PLANES de 2016-2020 e de planejar o próximo período de 2022 a 2025. Além disso, teve como objetivo provocar reflexões de projeção de futuro; fortalecer a integração entre as áreas e a busca de melhorias de trabalho, com a otimização do tempo e dos recursos humanos e materiais existentes.
Para evitar aglomerações, desta vez, a participação dos usuários e parceiros foi de maneira remota, através do preenchimento de questionário, enviados por e-mail. A participação dos funcionários foi em forma de oficina presencial, porém, em número reduzido.
A oficina foi conduzida pela Coordenação do CECOM, com a abertura/participação remota do Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, Chefe de Gabinete e do Prof. Dr. Maurício Etchebehere, representando o Prof. Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto, Presidente da DEAS – Diretoria Executiva da Área de Saúde.
A metodologia utilizada foi de acordo com os princípios do modelo conceitual adotado para o Planes da Unicamp.

As oficinas ocorreram em dois períodos (matutino e vespertino), com 3 horas e meia de duração cada uma, com o desenvolvimento de atividades individuais e dinâmicas em grupo em que foram trabalhadas a validação da Missão, Visão, Princípios e Valores; Foco no Planes passado; Foco no presente, com análise dos cenários interno e externo; E aonde chegar, em que os participantes tiveram a oportunidade de sonhar, indicando projetos estratégicos para serem trabalhados em cada Objetivo Estratégico.




Como resultado, foram elencados 16 projetos estratégicos em que serão trabalhados nos próximos 4 anos.

Para a Coordenadora do Cecom, Enfª Rôse Clélia Grion Trevisane, foi um tempo em que se pode compartilhar os pontos fracos e fortes do Órgão, fortaleceu a integração das equipes, representadas pelos gestores e funcionários, e principalmente possibilitou a discussão e construção coletiva dos projetos estratégicos que o CECOM deve direcionar pelos próximos 04 anos.
Agora, os próximos passos serão:
– definição dos Indicadores;
– validação dos Projetos Estratégicos pelo Colegiado Gestor;
– formação das equipes de trabalho e lideranças;
– elaboração das linhas de ação: desdobramentos dos Projetos Estratégicos em planos de ação.


