Acessibilidade no CECOM

Conhecendo o Prédio

Tem por objetivo apresentar de forma clara e acessível os aspectos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, destacando os itens de acessibilidade presentes na edificação. O projeto traça o percurso completo, desde o ponto de ônibus ou estacionamento até o atendimento ao usuário, permitindo que ele familiarize-se com o caminho antes de chegar ao local.
Isso possibilita um planejamento antecipado, oferecendo ao usuário uma ideia clara do que esperar ao ser atendido pelo CECOM/UNICAMP. Todos os aspectos que ainda não estão em conformidade com as normas já foram identificados e estão em processo de desenvolvimento para reforma e/ou melhorias.

● PISO 1 – ODONTOLOGIA

Para mais detalhes e visualização de imagens dos itens mencionados abaixo, clique aqui.

O prédio do CECOM possui três pavimentos, sendo o primeiro destinado ao atendimento odontológico e os dois superiores à clínica médica (medico e de enfermagem). Para acessar o primeiro pavimento utilizando transporte público, há um ponto de ônibus localizado na Rua Vital Brasil, que conta com alguns itens de acessibilidade. A partir desse ponto, o usuário se dirige até a placa do CECOM, situada ao lado da parada, e sobe a rampa com corrimão à direita.
Além disso, o piso de odontologia contará futuramente com uma vaga exclusiva para PCD próxima à entrada. Ao chegar na entrada do primeiro pavimento, haverá um(a) porteiro(a) disponível para auxiliar, caso necessário. O hall de entrada é equipado com piso tátil, e a escada para os pavimentos superiores também possui piso tátil de alerta, embora este esteja a uma distância inadequada da escada.
Na recepção, há um dispensador manual de senhas e duas telas grandes que exibem o número da senha e o nome do paciente aguardando atendimento. Não há sinalização sonora para anunciar as senhas, mas o(a) porteiro(a) está capacitado(a) para informar o número e solicitar que os atendentes chamem o paciente em voz alta, quando necessário.
Neste andar, não há banheiro adaptado para PCD, mas existe um banheiro no prédio ao lado, unidade de fisioterapia, que possui um banheiro adaptado e disponível para uso caso seja necessário. Também, há um banheiro adaptado no nível intermediário do CECOM, acessível apenas por escadas. Para os outros pavimentos, há uma escada interna disponível, e quem puder utilizá-la pode solicitar a ajuda do(a) porteiro(a). Caso o usuário tenha dificuldade de subir escadas, é possível solicitar o VAMUS (Veículo Acessível para Mobilidade Urbana Sustentável) pelo aplicativo “Unicamp Serviços”, permitindo o acesso ao patamar superior por meio de uma rota externa ao prédio. O elevador atual está interditado para cargas, mas já foi projetado um novo elevador que está em processo de licitação, que atenderá a partir do segundo pavimento. Existe um projeto de reforma do primeiro pavimento e que prevê um novo elevador com o objetivo de atender aos três pavimentos.

● PISO 2 – CLÍNICA MÉDICA

Para mais detalhes e visualização de imagens dos itens mencionados abaixo, clique aqui.

Para chegar ao segundo pavimento utilizando transporte público, há um ponto de ônibus do circular interno (ônibus gratuito que trafega pelo campus e hospital) na Rua Albert Sabin. A partir desse ponto, o usuário pode seguir pela mesma calçada até a entrada do prédio. No final da calçada, há um rebaixamento que não está em conformidade com a norma. Esta entrada conta com vaga exclusiva para PCD em frente à entrada principal, facilitando assim o acesso. Ao chegar na entrada da clínica médica, haverá um(a) porteiro(a) que poderá auxiliar o usuário, caso haja necessidade na subida da rampa inclinada ou em outras demandas que forem solicitadas inerentes aos serviços do CECOM.
Ao entrar na recepção, há piso tátil de alerta e direcional, indicando o caminho até os balcões, além de um mapa tátil e uma maquete com tecnologia sonora à esquerda da porta. A Maquete é para ajudar a entender a disposição do ambiente. O(A) porteiro(a) pode auxiliar na retirada da senha e, caso necessário, para os deficientes visuais, avisará os funcionários para chamar o número da senha em voz alta. Esse andar possui dois banheiros adaptados, masculino e feminino, que não são de uso exclusivo.
O elevador está fora de uso, portanto, se utilizar cadeiras de rodas e o atendimento seja no terceiro pavimento, o profissional de saúde poderá ser acionado para descer até o segundo piso, ou será necessário auxílio para que o usuário seja levado ao terceiro piso.