ALERTA FEBRE MACULOSA

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato infectado.

Estamos no período do ano (junho a novembro) em que a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta, com isso a possibilidade de parasitismo humano por este carrapato aumenta. O ciclo de vida do carrapato inclui as fases: larva, ninfa e adulto. Todas as fases podem transmitir a doença.

Carrapato do gênero Amblyomma

O carrapato pode ser encontrado em áreas com acúmulo de folhas secas, parques, matas, gramados, pastos e beiras de lagoas, córregos e rios, principalmente se estes locais são frequentados por capivaras, cavalos e animais silvestres.

Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado. Lembre-se que às vezes o carrapato não é visto e a picada pode não ser percebida.

Os principais sintomas da Febre Maculosa são:

– Febre

– Dor de cabeça

– Dor no Corpo

– Vômito

– Diarréia

– Manchas avermelhadas pelo corpo

SE APRESENTAR FEBRE APÓS FREQUENTAR ÁREAS VERDES, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE E INFORME O PROFISSIONAL QUE ESTEVE NESSAS ÁREAS.

A Febre Maculosa tem tratamento e se realizado precocemente salva vidas!

Lembrando que não há profilaxia recomendada a pessoas que frequentaram áreas endêmicas, mesmo em situações em que houve parasitismo por carrapatos. Em tais situações de exposição, a orientação é monitorar o eventual aparecimento de sintomas (ainda que febre isolada) dentro de um período de 14 dias após a possível exposição. Caso apareçam sinais ou sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico e informar sobre a exposição.

Ciclo de vida Amblyomma sculptum

Fonte: Boletim Epidemiológico Paulista • Ano 2021 • Vol. 18 • Nº 213

Fonte: Boletim Epidemiológico Paulista • Ano 2021 • Vol. 18 • Nº 213