CECOM DÁ DICAS NO DIA NACIONAL DO DIABETES MELLITUS

VOCÊ NO CONTROLE DA SUA SAÚDE

Em 26 de junho celebramos o Dia Nacional do Diabetes Mellitus, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde. É um dia para lembrarmos que existem meios para prevenção e cuidados específicos para os portadores do diabetes. É sempre importante falarmos de saúde, afinal é no dia a dia que nos deparamos com sinais e sintomas das doenças e o presente é o melhor momento para agir e evitar complicações futuras. Observar os próprios hábitos e agir sobre o que precisa melhorar, é estar no controle. Isso é o que necessitamos para deixarmos de ser passivos diante dos problemas e vítimas de doenças e de agravos que podem ser evitados.

Evitando hiperglicemia

  • Fazer uso correto dos medicamentos;
  • Consumir os alimentos adequados em quantidades certas;
  • Relatar sintomas novos ao enfermeiro ou médico;
  • Prevenir o estresse;
  • Realizar exercícios físicos

Evitando hipoglicemia

  • Fazer uso dos medicamentos hipoglicemiantes de forma correta, lembrando que não é preciso repetir a aplicação de insulina quando ocorre sangramento após aplicação. Neste caso é necessário apenas segurar uma bola algodão ou uma gaze sobre o ponto que sangrou.
  • Ficar atento à queda do açúcar no sangue, cujos sintomas são: fome, sudorese, tremores, fadiga, fraqueza e incapacidade de pensar claramente, quando a hipoglicemia é mais grave provoca sintomas como confusão, convulsões e coma.
  • Carregar consigo 02 balas de caramelo, que devem ser consumidas no aparecimento dos sintomas citados anteriormente.

Descobriu uma lesão em um dos pés, e agora?

  • Buscar cuidados de saúde em uma instituição pública ou privada. Fique atento à febre, mal estar e sintomas de hiperglicemia.
  • Para evitar problemas graves com os pés, avalie-o pelo menos 1 x dia, à procura de lesões, perda de sensibilidade, regiões doloridas ou alteração da pele.

Vai viajar, como transportar a insulina?

  • Se você utiliza a caneta de insulina, mantenha a longe do sol e do calor. Se você utiliza frasco de insulina com aplicações através de injeções, leve o frasco dentro de uma caixa de isopor (FIGURA 5) ou bolsa térmica junto a gelo reutilizável, não utilize pedras de gelo porque a insulina não pode ser congelada.
  • O gelo reutilizável deve ser colocado na caixa de isopor ou térmica após perder aquela camada de gelo sobre ele, quando houver líquido em sua superfície, assim o conteúdo pode ser mantido 2 a 8 graus. Para isso necessita ser deixado em temperatura ambiente após ser retirado do congelador.

Referências Bibliográficas

Sociedade Brasileira de Diabetes, disponível em <https://www.diabetes.org.br/publico/>
BD, disponível em:
<https://www.bd.com/pt-br/our-products/diabetes-care/diabetes-learning-center/diabetes-education/hyperglycemia>
Manual MSD, disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/diabetes-mellitus-dm-e-dist%C3%BArbios-do-metabolismo-da-glicose-no-sangue/hipoglicemia>
FIGURA 1: disponível em<https://www.selecoes.com.br>
FIGURA 2: disponível em <https://www.ufrgs.br>
FIGURA 3: disponível em <https://diariododiabetes.com.br>
FIGURA 4: disponível em <https://www.diabetes.org.br>
FIGURA 5: disponível em <https://loja.diabetic-center.com.br/>