Reportagem Feira de Saúde DEDIC

Nos dias 07 e 08 de Novembro de 2019, aconteceu no espaço escolar infantil da Unicamp, o 1º Circuito de Saúde da DEdIC. Trata-se de uma ação do Cecom, ligada a um projeto do Planes 2016-2020, que envolveu uma equipe multiprofissional das diversas áreas do Cecom. Por meio de atividades divertidas e integradas na rotina escolar, as crianças tiveram contato com ações educativas, de promoção da saúde, cidadania e meio ambiente. O circuito iniciava-se com uma atividade sobre lavagem das mãos, composta por demonstrações práticas e experimentos. O destaque foi uma experiência com um tipo de luz especial, que permitiu às crianças verificar o resultado da própria higiene das mãos. 

Eu achei muito legal que a gente lavou a mão, pra ter a mão bem limpinha.(criança)

(…)os germes podem dar uma doença… (criança)

 

(…)senão a gente passa micróbio uns pros outros(…) (criança)

 

Em seguida, as crianças participaram de atividade sobre hábitos alimentares saudáveis e saúde bucal. Foram abordados temas como consumo de frutas e legumes, paladar, autocuidado bucal, moderação no consumo de alimentos e bebidas industrializadas, dentre outros. A educação alimentar se relaciona a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade e cárie dentária. Essa abordagem por fatores de risco comuns é preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

Minha mãe toma muito refrigerante (…) vou falar pra ela que ela tem que parar, senão ela pode ficar doente.(criança)

 

Tem que comer coisa saudável, não coisa que é ruim, porque senão pode ficar com dor de barriga! (criança)

 

A gente vê onde a língua sente… Quando eu for comer, eu vou pegar uma coisa salgada, uma amarga e uma doce, e eu vou ver onde é que eu sinto mais o gosto.(criança)

 

O circuito prosseguiu para a atividade da dengue que, conforme as diferentes faixas etárias, era desempenhada com maquetes e com o personagem fantasiado de mosquito. As importantes informações eram abordadas de forma lúdica e divertida!

Foi bem interessante. Combater a dengue, a gente precisa bastante, e assim… Tem que ensinar pra gente mesmo, pra lembrar o papai, a mamãe, e o resto das pessoas.(criança)

 

Quem tem piscina em casa, muita água muita planta, precisa aprender a fechar.(criança)

 

A próxima etapa do circuito era sobre o manejo do lixo e o meio ambiente. Foi utilizado um painel que simulava um cenário da natureza, e itens de lixo com imãs eram afixados, criando um cenário poluído. A brincadeira educativa consistia nas crianças retirarem o lixo, despoluindo o ambiente, dando o destino certo nas lixeiras de reciclagem, e em seguida se divertiam recolocando, no cenário da natureza, flores, pássaros, árvores e peixes.

(…)não pode jogar lixo no meio ambiente, sempre deixar ele limpo… Não pode cortar árvores(…)(criança)

 

Eu gostei muito das atividades porque estimula a criança a cuidar da natureza e preservar. Se a gente jogar lixo, muito lixo, provavelmente o mundo vai acabar, né?(criança)

 

A penúltima etapa do circuito foram as atividades físicas, coordenadas pelo educador físico do Cecom, que entreteve as crianças com muita brincadeira e diversão, no intuito de estimular a prática de esportes. Diversas atividades como corridas cooperativas, “coelho sai da toca” e outras divertiram as crianças, ao mesmo tempo que levaram mensagens educativas e promoveram a interação social. 

Foram super legais, a que mais gostei foi essa do coelhinho sai da toca, que é a atividade física. (criança)

 

Achei que foi uma atividade interessante, porque vai trabalhar a movimentação deles, a ansiedade também, porque a movimentação vai liberar energia… Então acho que ajuda muito, e assim, a interação entre eles também, por exemplo nessa atividade de escolher o bambolê, que seria a toca do coelho, e aí eles tem que lidar com o conflito de “ah eu vou querer ir nesse mas alguém chegou primeiro, então vou em outro”. (estagiária do Dedic)

 

Por fim, as crianças ganharam um “kit saudável” em sacolinhas de papel pardo, composto por uma cartilha educativa, uma fruta, itens de saúde bucal como escova e pasta, e um copo de água mineral. A ideia foi fornecer um tipo de alimento coerente com a proposta do circuito, fazer com que as crianças levassem para casa as informações por meio da cartilha, além de estimular o consumo de água e a prática de autocuidados bucais.

Em depoimentos colhidos durante o circuito, da equipe organizadora, das crianças e da equipe escolar, pode-se notar que a atividade foi um sucesso!

 

Eu achei muito legal, isso é uma coisa que em todas as escolas deveria ter. Se ensina as crianças a cuidar melhor do meio ambiente, cuidar mais do seu corpo… A última atividade foi muito legal, a primeira foi legal, foram todas muito legais! Eu gostei muito, eu gostei muito de ver os germes na nossa mão, eu gostei muito de saber como a língua sente, onde é o paladar, o sal, o doce… E eu gostei muito da atividade que a gente tem que cuidar melhor do meio ambiente, por causa do mosquito da dengue. E eu gostei muito da atividade, onde ajudamos a tirar o lixo, ajudar a colocar o lixo vidro no lugar de vidro, papel no lugar de papel, plástico no lugar de plástico… Eu amei as atividades, gostei muito! (depoimento de uma das crianças)

 

Quando eu vi de longe, já vi muita alegria, com esse laranja (camiseta) já chama muito a atenção das crianças, gostei demais! E acho que as crianças estão aproveitando bastante também, parabéns pra equipe! (professora)

 

(…)eles não sabiam muito a parte de reciclar os materiais, eles ficaram entusiasmados, participaram bem, eu até dei parabéns pro pessoal do projeto. Muito legal! (…) Eles gostaram, às vezes tem uns que já fazem em casa a coleta seletiva. Então, eu achei muito rico, vocês estão de parabéns, é o conhecimento, a prática com movimento… E até pra vocês, eu acho que em todo lugar, nesse momento não só do país mas aqui da universidade pública, acho importante essa questão de humanizar as relações, porque vocês também devem ter as questões específicas do setor, mas sair daquele ambiente, e vir pra cá, essa troca com outros pares, né… Então acho que acrescenta pros dois lados, pras crianças e pra vocês! Vocês estão de parabéns. (professora)

 

-Amei participar. Foi muito gratificante. Foi emocionante. Obrigada

 

-Estou muito feliz em participar dessa equipe e conhecê-los melhor!

 

-Eu também amei. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa! 

(Membros da equipe organizadora)

 

Agradecemos a toda a equipe escolar, aos organizadores e equipe de apoio do CECOM, às crianças e familiares, e acreditamos que a atividade foi capaz de estimular a adoção de hábitos saudáveis, o respeito ao meio ambiente, a cidadania, e proporcionou, sem sombra de dúvidas, muita alegria a todos os envolvidos! Até a próxima!