Destaque e Intercâmbio em Portugal
A psicóloga Karen Batista, servidora do CECOM, representou o Programa de Saúde Mental da Unicamp em uma missão internacional neste ano. A iniciativa contribuiu para as ações de internacionalização da Universidade e para o aprimoramento de práticas técnicas e científicas do serviço.
Karen foi aprovada no Edital 089/2024 da DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais), um feito de grande relevância para a área de Saúde Mental do CECOM.
A mobilidade ocorreu de 26 a 30 de maio na Universidade do Porto, considerada a melhor instituição portuguesa. Lá, Karen foi recebida na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) pela professora Dra. Cidália Duarte, pesquisadora nas áreas de conjugalidade, psicoterapia e psicologia comunitária.
Durante a visita, a psicóloga acompanhou o funcionamento do Serviço de Consulta Psicológica (SCP) da FPCEUP, que oferece assistência para a comunidade acadêmica e munícipes através de diversas Unidades de Consulta Psicológica:
- Psicoterapia de Jovens, Adultos e Idosos;
- Psicoterapia de Comportamentos Aditivos;
- Neuropsicologia;
- Orientação Profissional;
- Psicologia da Saúde;
- Gabinete de Atendimento a Agressores e Vítimas (GEAV).
Também foi possível conhecer outros serviços de Psicologia integrados em diferentes faculdades da Universidade do Porto, como: o Gabinete de Orientação e Integração da Faculdade de Engenharia; o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da Faculdade de Economia e o Serviço de Apoio Psicológico e Integração do Polo Campo Alegre.
Desde 2001, Portugal tornou-se uma referência por descriminalizar o uso de drogas, política que impactou na redução da incidência de HIV, controle de tuberculoses e acesso à assistência em saúde. Assim, a mobilidade também permitiu visitar o “Programa de Consumo Vigiado”, uma relevante iniciativa municipal de redução de danos para usuários de substâncias psicoativas, ainda não existente no Brasil.
“Foi uma experiência incrível, que me transformou e que recomendo para todos os servidores. Inserir-se em outra cultura, trocar práticas e ampliar nosso olhar para outras realidades e possibilidades de exercer a Psicologia nos permite trazer inovações para o nosso serviço na Unicamp.”
— Karen Batista, Psicóloga Clínica do CECOM
Apresentação de Trabalho na Espanha
Além da experiência em Portugal, Karen expandiu a internacionalização do programa ao participar, de 16 a 19 de outubro, do 15º Congresso Ibero-Americano de Psicodrama, realizado em Tarragona, na Espanha.
No evento, ela apresentou o trabalho “Ateliê dos Sonhos: Contribuições da Psicologia Analítica e do Psicodrama para a Promoção de Saúde Mental na Universidade Pública”.
O trabalho, desenvolvido em coautoria com o psiquiatra e supervisor da Área de Saúde Mental do CECOM, Dr. Nilton Domingos Jr., divulgou um novo projeto de promoção de saúde mental do Centro de Saúde da Comunidade e seu conteúdo completo está disponível nos Anais do congresso, que podem ser acessados neste link: https://www.iberoamericanopsicodrama15.com/15o-congreso-2025
Sobre o Ateliê dos Sonhos
O Ateliê dos Sonhos é uma oficina terapêutica que utiliza técnicas da Psicologia Analítica e do Psicodrama. O objetivo é promover o autoconhecimento, insights e a integração de conteúdos inconscientes por meio das imagens oníricas (sonhos) dos participantes.
A oficina ocorre de forma itinerante. As unidades da Unicamp interessadas em receber a intervenção podem contatar a coordenação do CECOM, através do email css@cecom.unicamp.br, para agendamento.
Impacto para a Comunidade
As experiências de mobilidade e a apresentação do “Ateliê dos Sonhos” no congresso são vistas como ações inspiradoras para o desenvolvimento profissional de outros servidores e, principalmente, fortalecem a confiança dos pacientes na assistência oferecida pela equipe de Saúde Mental do CECOM, que conta com profissionais qualificados e atualizados com o que há de mais moderno na área.








