Com uma atuação estratégica na 20ª edição da Universidade de Portas Abertas (UPA), o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) da Unicamp marcou presença no evento, que reuniu milhares de visitantes de diversas escolas e estados brasileiros em 23 de agosto de 2025.
A tenda do CECOM recebeu cerca de 800 visitantes, que puderam conhecer a gama de serviços de saúde oferecidos à comunidade universitária. A existência de um Centro de Saúde do porte do CECOM a serviço da comunidade Unicamp foi uma surpresa positiva para muitos.

As atividades de conscientização incluíram a distribuição de folders com orientações sobre a prevenção de doenças e kits de higiene bucal. Um dos destaques foi a exposição de uma maquete educativa sobre a dengue, como parte do Programa Sem Dengue, que simulava situações desejáveis e indesejáveis, além de uma armadilha para detecção de larvas do mosquito, despertando grande interesse e reforçando a importância da prevenção de arboviroses.

Como parte das atividades foram distribuídos também bottons, fornecidos pelo comitê de organização da UPA, cujos temas trouxeram informações sobre o nível de competitividade da Unicamp e também houve a exposição de cartazes sobre a Ouvidoria Geral e dos canais de atendimento das ouvidorias locais da Unicamp.

Além da parte educativa, o CECOM também ofereceu atendimento de saúde, acolhendo as demandas de 35 pessoas, encaminhadas pelo serviço Vidas e pela ambulância da Unimed.

A equipe do CECOM atuou prontamente, com o objetivo de assegurar a segurança, o bem-estar e a integridade física de todos os visitantes e profissionais envolvidos no evento. As situações foram conduzidas com responsabilidade e agilidade, em conformidade com os protocolos vigentes para emergências em ambientes com grande fluxo de público.
A equipe de profissionais considerou a participação no evento como uma experiência válida e estimulante. Para o Dr. Rogério Terra do Espírito Santo, coordenador do CECOM, “foi uma excelente oportunidade para divulgar o nosso serviço, que é um diferencial entre as universidades públicas”.