Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Através de roda de conversa, formas de prevenção e acesso a tratamentos são discutidos com o Doutor Maravilha

Para aumentar a conscientização sobre os riscos e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento do CECOM, com o apoio do Gabinete do Reitor da UNICAMP, organizou uma roda de conversa sobre este importante tema. O evento, realizado em 3 de junho no Teatro Arena do Ciclo Básico do campus de Campinas, contou com a participação do infectologista Vinicius Borges.

Durante a conversa, foram destacadas as principais formas de prevenção, como o uso de camisinha, que são cruciais para reduzir o risco de contágio de HIV, hepatite, sífilis e outras ISTs. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) foram citadas como método de prevenção na redução do risco de contágio de HIV. As vacinas contra HPV e hepatite A e B também foram mencionadas como importantes métodos preventivos.

Borges, conhecido nas redes sociais como “Doutor Maravilha”, enfatizou que não existe um “grupo de risco” específico. Ele explicou que todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, estão sujeitas ao risco de contágio. “Quando a gente fala que determinada pessoa é grupo de risco, as outras pessoas começam a se sentir seguras. Então, parar de achar que quando você define que alguém é de risco, o outro grupo se sente imune, e não é nada disso, todos somos humanos, e temos os nossos comportamentos de risco, então não existe grupo, existe comportamentos de risco que todo mundo pode ter um momento da vida”, ressaltou o infectologista.

foto 1
Vinicius Borges explicando sobre a importância da prevenção (repositório do CECOM).

A roda de conversa teve como propósito desmistificar tabus relacionados à sexualidade e às ISTs, promovendo uma abordagem orientativa e incentivando a busca por atenção especializada.

 A professora Luciana Sartori comentou sobre a importância do evento: “Eu como professora vejo como auxiliar na propagação da informação, porque muitas coisas poderiam ter sido evitadas por não ter informação. Como por exemplo a PREP, a PEP, a pessoa acha que não teria como evitar a manifestação da AIDS e é uma forma de você ter qualidade de vida. Então acho que essa informação é uma informação de qualidade que precisa ser divulgada para que a gente salve vidas”.

Para Marianna Vogt, responsável pelo CTA/CECOM, o evento trouxe importantes informações: ”O evento foi de grande importância tendo em vista o aumento das ISTs, como as uretrites, o HPV e Herpes genital, além da sífilis, cujo a alta prevalência tem sido uma grande questão de saúde pública. Como na Universidade há um grande número de estudantes em idade sexual ativa, a prevenção se faz muito necessária. Em relação ao HIV temos hoje a expansão da oferta da PREP como a estratégia mais importante de prevenção”

foto
Alunos e funcionários da Unicamp na participação da roda de conversa (repositório do CECOM).
Ir para o topo