O grupo Mulheres em Roda oferece encontro para reflexão com uso de colagem
Com a participação de 20 mulheres, o grupo Mulheres em Roda do CECOM ofereceu a Oficina de Colagem das Mulheres, com a mediação da jornalista Karen Menegheti, enfatizando a importância para a colagem como ferramenta de autoconhecimento e para acessar o inconsciente, utilizando a técnica da seleção de palavras e de imagens. Aconteceu também uma reflexão conduzida pela psicóloga do CECOM, Karen Batista, sobre o Dia das Mães e o potencial da maternidade. Além da colagem e da reflexão, também houve uma roda de conversa onde as participantes puderam compartilhar o que sentiram durante o processo criativo e de autoconhecimento, e o que levaram da oficina.
“Primeiro, que é possível ressignificar tanto os objetos — pois trabalhamos com recortes e imagens — quanto os sentimentos. Além do autoconhecimento, foi muito interessante também observar os trabalhos das outras colegas. Fiquei maravilhada com a expressão da alma e dos desejos ali escondidos, que talvez com palavras não seriam expressos com tanta clareza e beleza” comenta Carolina Zuliani, participante da oficina.

Batista conta que a colagem para as mulheres, além de promover o autoconhecimento também proporciona a integração entre as participantes. “A colagem é uma atividade que pode ser realizada coletivamente e promover integração e coesão grupal e ao mesmo tempo é um processo extremamente íntimo, profundo e pessoal”, explica Karen. E que não existe certo ou errado, pois o processo criativo e a significação das imagens será para aquele que fez a colagem.
“Não há colagem certa ou errada, não há regras na colagem, apenas um convite para entrar em contato com as imagens, com os símbolos e consigo mesma. E principalmente, estar aberta e livre para exercitar a criatividade, a intuição e a espontaneidade e assim, se surpreender pelas belas produções que podem nascer dessa jornada” comenta Karen.
A Oficina de Colagem das Mulheres aconteceu no dia 8 (quinta-feira) deste mês, na sala de reunião do CECOM no prédio do CIPOI.