[Vídeo] Palestra “Drogas e universitários, uma relação complexa” por Renata de Azevedo

A palestra “Drogas e universitários, uma relação complexa”, realizada pela Profa. Dra. Renata de Azevedo, está disponível no Youtube e no site do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Assista:

Sobre o tema

O uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas é um tema que gera interesse e preocupação na sociedade como um todo. O uso precoce, as consequências individuais (clínicas e psíquicas) e coletivas trazem muitas indagações sobre as motivações e o uso, estratégias preventivas e abordagens terapêuticas.

O estudo do uso de substâncias por populações específicas tem a possibilidade de aprofundar a compreensão do fenômeno em determinado subgrupo, com maior chance de especificidade das abordagens. Um dos subgrupos populacionais mais estudados nacional e internacionalmente tem sido o dos estudantes universitários, em função da vulnerabilidade relacionada à faixa etária, de sua importância como atores centrais na construção do futuro, das elevadas taxas de consumo e conseqüências nocivas (alterações comportamentais, acidentes, atividade sexual de risco, desencadeamento de transtornos mentais, entre outros).

Palestrante: Profa. Dra. Renata C. S. de Azevedo

Convidada do “Saiba Mais”, possui graduação em Medicina concluída, Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio na área de Toxicomanias no Centre Medical Marmottan em Paris. Doutorado defendido no Programa de Ciências Médicas da FCM/UNICAMP sobre uso de cocaína e HIV/AIDS. Coordenação do Ambulatório de Substancias Psicoativas (ASPA) e do Programa de prevenção ao uso de risco de substâncias psicoativas (Viva Mais) da UNICAMP.