Novembro Azul 2016 | Faça parte desta campanha!

novembro-azul

Equipe do CECOM veste azul no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata! Nós apoiamos essa causa!

Dia 17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

No mês de novembro, é a vez dos homens ficarem atentos à saúde. O movimento Novembro Azul é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem.

O Centro de Saúde da Comunidade – CECOM realizará, no dia 29 de novembro, às 10h00, uma palestra com o tema “Saúde do Homem”, ministrada pela Drª Tâmara Maria Nieri, no Auditório do GGBS (Prédio da DGA). Além da palestra, todos estarão convidados a vestir uma peça de roupa na cor azul, no dia 17 de Novembro, como forma de incentivo à campanha.

SAÚDE DO HOMEM

Diversos estudos têm demonstrado que os homens morrem mais precocemente que as mulheres e não costumam fazer os exames preventivos. Doenças cardiovasculares e violência urbana (homicídios e acidentes de trânsito) são as principais causas de morte entre os brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.

A maneira com que os homens lidam com a saúde no Brasil é uma questão cultural. Há certa resistência em cuidar da saúde de forma preventiva. Isso gera, consequentemente, um gasto maior por parte dos sistemas de saúde e maior sofrimento físico e emocional, tanto para o paciente, quanto para a sua família.

Para prevenir as doenças e ter uma boa saúde é preciso conhecer melhor os fatores de risco e também quais são os exames preventivos que devem ser feitos.

Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais frequentes de mortes masculinas.  O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais frequente do homem e é importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo e o Brasil é um dos países com maior incidência deste tumor maligno.

Nas últimas décadas tem havido aumento de sua incidência, mas sua mortalidade tem diminuído graças à detecção precoce da doença, quando ela ainda pode ser curada. Entre 1994 e 2006 houve uma diminuição anual de cerca de 4% na sua taxa de mortalidade e em torno de 40% nos últimos 15 anos.

Numa fase inicial, o câncer de próstata é totalmente assintomático, isto é, o paciente não sente nada e, quando começam os sintomas, em quase 90% dos casos o tumor já saiu da próstata e passou para outros locais (metástases).

O rastreamento oportuno permite a detecção precoce da doença. Ele é feito através da realização do toque retal e da dosagem no sangue do PSA – antígeno prostático específico – e, caso um ou outro esteja alterado, o paciente é encaminhado para a realização da biópsia guiada pela ultrassonografia. Esses exames são apontados como os principais responsáveis por essas mudanças.

PARA UMA VIDA COM QUALIDADE

  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pratique exercícios físicos, regularmente;
  • Diga não às substâncias psicoativas (álcool, fumo, drogas);
  • A partir dos 45 anos faça, anualmente, o exame da próstata;
  • A partir dos 50 anos, faça o rastreamento anual do Câncer de Intestino Grosso, através da pesquisa de Sangue Oculto nas fezes.