Informações – Vacinação contra a COVID -19

O que é Covid-19?

A COVID-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Trata-se de uma infecção respiratória aguda, potencialmente grave, e de distribuição global, que possui elevada transmissibilidade entre as pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com COVID-19 se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Entretanto, uma em cada seis pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 desenvolvem formas graves da doença. Pessoas idosas e/ou com morbidades, a exemplo de pessoas com problemas cardíacos e pulmonares, diabetes ou câncer, dentre outros, têm maior risco de evoluírem para formas graves da doença. É sabido que as medidas não farmacológicas para conter a transmissão do novo coronavírus, que apesar de terem sido fundamentais até o presente momento, têm elevado custo social e econômico, tornando-se imprescindível dispor de uma vacina contra a doença.

Em 20 de março de 2020, foi declarada a transmissão comunitária da Doença pelo Coronavírus.

Sobre o Programa Nacional de Imunização

Um dos grandes avanços tecnológicos em saúde nas últimas décadas foi a introdução de vacinas como importante estratégia na prevenção de doenças. A atenção dada às imunizações vem crescendo em importância, reflexo de políticas de atenção à saúde.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira. É um dos maiores programas de vacinação do mundo, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Atualmente, atende 212 milhões de pessoas, é um patrimônio do estado brasileiro, mantido pelo comprometimento e dedicação de profissionais de saúde, gestores e de toda população. São 47 anos de ampla expertise em vacinação em massa e está promovendo a vacinação contra a COVID-19. Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

Sobre a Vacinação contra Covid-19

A Campanha de Vacinação contra a COVID-19 tem por objetivo principal a redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a redução das hospitalizações decorrentes da doença .

Em janeiro de 2021, foi iniciada de forma gradual, conforme grupos-alvo descritos pelo Plano Estadual da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e em consonância com o Ministério da Saúde (MS) , conforme diretrizes, orientações técnicas e operacionais para a estruturação e operacionalização da Campanha de Vacinação contra a COVID-19. Várias medidas foram utilizadas de forma integrada, a fim de controlar a transmissão do SARS-CoV-2, permitindo também a retomada gradual das atividades desenvolvidas pelos vários setores e o retorno seguro do convívio social.

Tive Covid, quando posso receber a vacina?

Em geral, como com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total do quadro respiratório e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

QUEM PODE TOMAR A VACINA E QUAIS DOSES O CECOM ESTÁ DISPONIBILIZANDO NESTE MOMENTO?

Aluno, docente ou funcionário da Unicamp.

QUAIS DOSES O CECOM ESTÁ DISPONIBILIZANDO NESTE MOMENTO?

VACINA MONOVALENTE CONTRA COVID-19

Esquema Primário (1ª e 2ª DOSE) + DUAS DOSES DE REFORÇO com a vacina monovalente contra Covid-19 a partir de 18 anos.

Segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 – Não é necessário agendamento
Local: Cecom-Campinas – Recepção Odontologia.

VACINA BIVALENTE CONTRA COVID-19

QUEM PODE RECEBER A DOSE BIVALENTE?

Alunos, funcionários e docentes da Unicamp a partir de 18 anos que já receberam pelo menos duas doses do esquema vacinal, sendo a última há no mínimo 4 meses (122 dias).

* Para a faixa etária de 12 a 17 anos somente para os grupos prioritários:

– pessoas imunocomprometidas;

– indígenas;

– gestantes e puérperas (até 45 dias após a data do parto);

– funcionários ou alunos da área da saúde ou que atuam na área da

saúde (obrigatório comprovar no dia da vacina, ser trabalhador/aluno da saúde ou atuar na área da saúde da Unicamp);

– pessoas com comorbidades. Clique aqui e conheça a lista das comorbidades na vacinação contra a covid-19;

– pessoas com deficiência permanente.


*PESSOAS IMUNOCOMPROMETIDAS

É necessária a declaração médica contendo a informação de imunossupressão, além de nome, CRM e carimbo do médico. Conheça, o Formulário Médico para indicação da Dose Adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão. Esse documento é uma sugestão. Clique aqui para conhecer.

** PUÉRPERAS

Apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), no momento da vacinação.

OBRIGATÓRIO REALIZAR AGENDAMENTO

Para agendar a vacina clique no link:  https://agendamento.cecom.unicamp.br

Pessoa com alto grau de imunossupressão deve apresentar a comprovação médica.

Conheça, o Formulário Médico para indicação da Dose Adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão (esse documento é uma sugestão), clicando aqui.

LOCAL DA VACINAÇÃO – CECOM CAMPINAS

CECOM – Recepção Odontologia – Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária, CEP: 13083-888, Campinas – SP

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

– Documento de identidade com foto;

– Comprovante de vínculo com a Unicamp impresso ou digital;

– Comprovantes das vacinas recebidas – CARTEIRA DE VACINAÇÃO FÍSICA OU DIGITAL;

– Comprovante de agendamento impresso ou digital;

– Comprovação médica de alto grau de imunossupressão (se for o caso).

VIAJANTES

Para pessoas com viagem para o exterior é necessário avaliação vacinal de cada solicitante. Enviar e-mail para css@cecom.unicamp.br anexando a documentação que comprove a viagem e documento que comprove a exigência do país a um imunobiológico específico.


NÃO COMPAREÇA AO LOCAL DE APLICAÇÃO CASO ESTEJA COM FEBRE OU SINTOMAS GRIPAIS.

CASO ESTEJA COM COVID-19, AGUARDE 30 DIAS PARA TOMAR A VACINA.

Observação: a vacinação contra Covid-19 também continua sendo oferecida nos Centros de Saúde do município.Atualização: 01/12/2022


Recebi a vacina, posso doar sangue?

A inaptidão temporária a doação de sangue e componentes associada ao uso de vacinas são:

– Vacina adsorvida covid-19 (inativada) – Sinovac/Butantan: 48 horas após cada dose.

– Vacina covid-19 (recombinante) – AstraZeneca e vacina covid-19 (RNA mensageiro) Pfizer: 7 dias após cada dose.

Certificado de Vacinação Covid 19 na versão Digital

Caso você tenha perdido sua carteira de vacinação impressa ou necessita do comprovante em inglês ou espanhol, só é possível obter outra via na versão digital.

O Certificado Digital de Vacinação está disponível nos canais digitais Conectsus (site ou aplicativo) ou Poupatempo (aplicativo).

O registro de vacinação inserido em quaisquer dos sistemas de informação de registro de vacinação, Vacivida (estado de São Paulo) ou Si-Pni (outros estados) migrará automaticamente para o Conectsus – Data-sus, e/ou para o Poupatempo (SP). 

Então, depois de vacinado,  basta o cidadão se cadastrar nos canais digitais citados acima (site ou aplicativo para celular).

Isso feito, com seu login e senha, terá acesso ao certificado de vacinação digital.

Saiba mais em:

ConectSUS –   https://conectesus.saude.gov.br/home

Poupatempo Digital – informações no site para baixar o aplicativo – http://poupatempo.sp.gov.br

REFERÊNCIA

Comunicado nº 52 da DEVISA, de Campinas, 28 de fevereiro de 2023.

Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 42ª atualização do CVE, retificada em de 28/02/2023;

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – 20/01/2022 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 131 p. : il.