CECOM realiza CTA Volante no Instituto de Biologia

Texto: Paula Mariane

No dia 13 de setembro, o Centro de Saúde da Comunidade realizou mais uma edição do CTA Volante. O evento ocorreu no Instituto de Biologia da Unicamp e atendeu cerca de 150 pessoas. Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com o objetivo de expandir o acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV e contribuir para diminuir os riscos da transmissão. Além dos testes de HIV, através desse serviço também é possível realizar testes para sífilis, Hepatite B e C gratuitamente. Os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde.

Uma das vantagens de realizar o CTA Volante é a ampliação do acesso aos serviços prestados, segundo a cirurgiã dentista e líder da equipe do CTA Marianna Vogt, “ao invés de ficarmos apenas na sala oferecendo atendimento, nós vamos até as unidades da Universidade, uma vez por mês, para levar os testes rápidos até os alunos, funcionários e professores. É uma forma de ampliar o acesso a testagem dessas doenças”, comenta. A líder também ressalta a importância da participação das pessoas, “através desse movimento, não só fazemos o diagnóstico das doenças, mas também ensinamos, conversamos e tiramos dúvida sobre prevenção e DSTs”.

A equipe do CTA do CECOM é composta por cinco dentistas, quatro enfermeiras, duas médicas, uma assistente social e uma psicóloga. Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelos centros, como a distribuição de camisinhas masculinas e femininas para a população geral. Para mais informações, clique aqui.

Confira as fotos do evento:

dsc00860 dsc00862 dsc00867 dsc00870 dsc00874