ALERTA SOBRE CAXUMBA

A equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do CECOM da Unicamp tem notificado casos suspeitos de caxumba desde o início de 2015 e como medida de contenção da doença, está realizando bloqueio vacinal nos contatos dos casos suspeitos.

O vírus é transmitido pelo contato direto com a pessoa infectada, através de gotículas de secreção da orofaringe, ou seja, beijo, compartilhamento de copos/talheres, tosse, espirro e fala.

Os sintomas mais característicos são: edema (inchaço) e dor na região da mandíbula. Além disso, pode ocorrer febre baixa, mal estar, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações) e otalgia (dor de ouvido).

Reforçamos à toda comunidade da Unicamp, quanto a importância da atualização vacinal na prevenção desta doença e se no aparecimento de sintomas procure por atendimento médico.

O que é caxumba

A caxumba é uma doença provocada por um vírus da família paramyxovirus caracterizada principalmente pelo inchaço das glândulas que produzem saliva, localizadas no pescoço abaixo da mandíbula.

alerta-caxumba