PERGUNTAS E RESPOSTAS CAMPANHA INFLUENZA/2021

1) A vacina pode causar gripe?

Não, a vacina contra Influenza é composta por vírus inativado, desta forma não causa a gripe.

2) Se tomei a vacina contra gripe no ano passado, preciso tomar esse ano?

Sim, a revacinação deve ser anual devido a variação dos subtipos de vírus.

3) Qual vacina contra gripe está sendo oferecida no CECOM?

A  Campanha de vacinação contra Influenza é realizada anualmente no CECOM utilizando as vacinas recebidas do Ministério da Saúde e destinadas ao público alvo da Campanha, e também, vacinas adquiridas pela Universidade.

Desta forma, há a possibilidade de oferta de vacina trivalente ou quadrivalente, entretanto ambas seguem o recomendado pela Resolução da Anvisa.

Não há opção de escolha, trabalharemos com as vacinas disponíveis no dia.

4. Posso tomar a vacina de gripe no mesmo dia que outras vacinas?

A vacina de gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina contra covid-19.

5. Fui contemplado com a vacina de covid-19, posso tomar a vacina de gripe?

É obrigatório respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre essas vacinas e priorizar a vacinação contra Covid-19.

Exemplo 1: Se você recebeu a vacina Coronavac, complete o esquema das duas doses e após 14 dias da segunda dose, poderá receber a vacina contra Influenza.

Exemplo 2: Se você recebeu a vacina AstraZeneca, poderá receber a vacina contra Influenza entre a primeira e a segunda dose, caso seja respeitado o intervalo de 14 dias.

6. Sou da área da saúde e não consegui tomar a vacina nos dias de postos volantes dos hospitais. Posso tomar a vacina no Cecom?

Sim, a campanha de vacinação contra gripe foi iniciada nos hospitais para contemplar os profissionais de saúde que são público alvo inicial.

Os que não foram contemplados nos dias dos postos volantes, podem comparecer no CIPOI a partir do dia 22/04 das 13h30 às 18h30.

Abril/2021