Serviço VIDAS – Veículo Interno de Atendimento em Saúde

vidas

O Serviço VIDAS – Veículo Interno de Atendimento em Saúde começou a funcionar em 10/06/2015 na UNICAMP com a função de realizar o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) – HC dos agravos de saúde (urgências e emergências) ocorrido no campus de Barão Geraldo, CPQBA e Moradia Estudantil.

Para acionar este serviço ligue para ramal: 16000 (equipe da Vigilância)

 

Confira abaixo a reportagem sobre a inauguração do Serviço VIDAS:

Inaugurado serviço móvel para emergências em saúde

Texto

A comunidade universitária da Unicamp e os visitantes do campus de Barão Geraldo têm, agora, à sua disposição um serviço móvel para resgate e atendimento às urgências e emergências em saúde, sejam traumáticas, causadas por acidentes, ou clínicas. O serviço próprio, que foi denominado como VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde), funcionará 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Será coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e pela Vigilância do Campus, órgão da Prefeitura Universitária. Os chamados podem ser feitos no telefone 19-3521-6000 ou ramal 1-6000, para quem utiliza os telefones internos da Universidade. Além do campus de Barão Geraldo, o Serviço atenderá as urgências e emergências da Moradia Estudantil e do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Clínicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

O VIDAS foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (10) pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, no pátio da Vigilância do Campus, onde o veículo ficará estacionado. “É uma satisfação entregar à comunidade Unicamp um serviço que é muito mais que um veículo ou uma ambulância. O VIDAS faz parte das medidas do Programa Campus Tranquilo, Universidade Viva. Este é um programa emblemático para a Universidade, construído com a efetiva participação da comunidade, professores, funcionários e estudantes, que opinaram sobre como seriam as providências que a administração deveria tomar para termos aqui uma condição de viver e conviver, estudar e trabalhar de uma maneira mais adequada”, explicou o reitor José Tadeu Jorge.

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, ressaltou que o Serviço VIDAS integra o eixo da prevenção do Programa Campus Tranquilo, Universidade Viva. “A ideia de termos um serviço de atendimento às urgências e emergências médicas já circulava na Universidade há bastante tempo, porém ela nunca havia sido concretizada. Durante a elaboração do Programa Campus Tranquilo nós fizemos cerca de 30 reuniões em todas as unidades e áreas do campus, e, em muitas dessas reuniões, essa ideia surgiu como uma demanda espontânea dos professores, funcionários e alunos. E desde o início consideramos a ideia excelente porque, do ponto de vista da prevenção, um serviço como este é extremamente relevante. Importante dizer que esta não é a única ação.”

Alvaro Crósta revelou ainda que estão bastante adiantadas as negociações com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para instalação de uma base da corporação na Unicamp ou até mesmo a sua sede, que funciona há décadas na área central de Campinas (leia mais). “Estas ações são de grande impacto. Elas colaboram para que a nossa comunidade tenha a tranquilidade de que, caso seja necessário, possa contar com um atendimento de urgência médica ou uma ação que envolva, por exemplo, o Corpo de Bombeiros”, afirmou.

A coordenadora do Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme, lembrou que circulam, em média, 60 mil veículos e 80 mil pessoas diariamente no campus da Unicamp. “Além disso, temos grandes eventos na Universidade, sejam científicos, culturais, esportivos e sociais. Estes são fatores de risco para a ocorrência de agravos à saúde, sejam traumáticos ou clínicos. Esta demanda agora está resguardada com mais esta ação do Programa Campus Tranquilo, Universidade Viva, da Coordenadoria Geral da Universidade.” O prefeito do campus, Armando José Geraldo, acrescentou que a rapidez do serviço, que será operacionalizado pela Vigilância, será um dos principais ganhos para a comunidade.

A solenidade de inauguração do serviço contou com a participação, além de funcionários, docentes e alunos, do chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner; do chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Pereira Taranto; do assessor da CGU, Orlando Fontes Lima Jr.; e dos pró-reitores de Graduação, Luís Alberto Magna; de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; e de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer.

INFORME SOBRE ALTERAÇÃO DE HORÁRIO - ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM

Prezados Usuários,

Por motivo de força maior, informamos que no mês de Setembro os procedimentos de vacina, aferição de pressão arterial e de glicosimetria (exame de ponta de dedo) serão oferecidos no CECOM a partir das 10h00.

Agradecemos a compreensão de todos.