Programa de Saúde nas Unidades realiza palestra no CEMIB

Programa de Saúde nas Unidades realiza palestra no CEMIB

Programa de Saúde nas Unidades realiza palestra no CEMIB

O Programa de Saúde nos Institutos e Unidades da Unicamp (PSU) realizou, nesta quarta-feira (10), uma palestra com o tema “Colocando a alimentação saudável em prática”, aos funcionários do CEMIB (Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório). A palestra foi ministrada pela nutricionista Luciana Sales Purcino, especialista em nutrição em cardiologia.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Sáude em parceria com o IBGE, 57,4 milhões de brasileiros possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT). Estas doenças, por sua vez, estão associadas a fatores de risco, como sedentarismo, excesso de peso, tabagismo e consumo abusivo de álcool, e são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no país.

A nutricionista Luciana Purcino ressalta a importância de realizar ações voltadas para a promoção da saúde dentro da Universidade. “O CECOM está trabalhando muito na ideia de promoção da saúde, então nós vamos falar da alimentação saudável, dos aspectos que são importantes para que as pessoas tenham saúde e bem estar. O padrão alimentar do brasileiro está piorando, e acredito que os funcionários da Unicamp não estejam tão distantes deste perfil, infelizmente.”

Há muitas informações sobre alimentação disponíveis na internet, mas nem todas têm origem em fontes confiáveis, aponta a nutricionista. “As pessoas precisam saber e ter autonomia para fazer suas escolhas alimentares. Então elas precisam ter uma ideia melhor sobre os alimentos que estão disponíveis no mercado, ter uma consciência maior do que o alimento tem de implicação cultural, social e ambiental. Quando a gente fala em colocar a alimentação saudável em prática, as pessoas precisam ter subsídios para fazer isso”, afirma.

Através do Programa de Saúde nos Institutos (PSU), o CECOM atua nas diversas unidades da Unicamp, promovendo atividades educativas, preventivas e diagnóstico precoce de diversas patologias, além de incentivar a prática de atividades físicas. As unidades interessadas podem encaminhar solicitação para css@cecom.unicamp.br

Confira os próximos eventos que serão realizados no CEMIB:

16/05 | 10h00 às 15h00 | Tema: Centro de Testagem e Acolhimento (CTA)

19/05 | 15h30 às 16h30  | Tema: Saúde Cardiovascular

24/05 | 15h30 às 16h30 | Tema: Stress

31/05 | 15h30 às 16h30 | Tema: Higiene do sono, bruxismo e apneia

07/06 | 15h30 às 16h30 | Encerramento