CECOM e os 50 anos da Unicamp

parabenscecomsite

Centro de Saúde da Comunidade – CECOM
Institucional

O Centro de Saúde da Comunidade, foi criado em abril de 1986 com o objetivo de assegurar o planejamento e a execução de programas direcionados à saúde de servidores docentes e não docentes e dos alunos.
Desde então, inúmeras atividades foram implantadas nos serviços que o CECOM oferece, através do atendimento ambulatorial gratuito, nas áreas de enfermagem, Médica e Odontológica. Os atendimentos acontecem de duas formas: por Consultas Agendadas e através do Pronto Atendimento.

Com uma equipe multidisciplinar e qualificada, o CECOM atua com o propósito de propor e construir políticas de saúde articuladas em parcerias com órgãos internos e externos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da comunidade interna da Universidade. Com princípios voltados à humanização, ao respeito à diversidade, à sustentabilidade e à ética, busca cumprir seus valores de qualidade e satisfação do usuário.

Na Área Médica, as especialidades oferecidas são cardiologia, ginecologia/obstetrícia, dermatologia, fisioterapia, acupuntura, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, nutrição e assistência social.

Na odontologia, os serviços oferecidos são nas áreas de clínica geral, dentística, cirurgia, periodontia, endodontia, disfunção temporomandibular, prótese removível e odontologia preventiva.

Na Enfermagem, são oferecidos os serviços de consulta de enfermagem nas áreas de clínica e de ginecologia, vacinação, com emissão da Carteira Internacional e coleta de exames laboratoriais, além de alguns programas específicos.

Para o total funcionamento das áreas assistenciais, há o apoio da Diretoria Administrativa, composta pela Finanças e Materiais, Informática, RH, Estatística e Higiene e Limpeza.

O SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, composto pelo Arquivo Médico, Recepção da Clínica Médica  e da Fisioterapia, fornece toda a estrutura dos agendamentos e prontuários aos profissionais da assistência, assim também funciona a Recepção da Odontologia.

Além dessas atividades o CECOM possui um diferencial que é na atuação em atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Atualmente, o órgão possui diversos Programas, que estão divididos em três grupos: Grupos de Trabalho, Grupos Educativos e Preventivos e os Programas Preventivos, são compostos por profissionais das diferentes áreas, para discussão e tratamento de problemas específicos.
Os Grupos de Trabalho atuam no âmbito do CECOM, com enfoque às atividades internas. Nesta categoria estão o Grupo de Gestão Ambiental (GGAC), o Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (NVESA) e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS).

O GGAC, em parceria com o Grupo de Gestão Universidade Sustentável (GGUS) e Divisão do Meio Ambiente (DMA), desenvolve ações de tratamento e diminuição de resíduos, de proteção à segurança e saúde do trabalhador, de incentivo à reciclagem e das questões do Meio Ambiente.
O NEP propicia o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários do CECOM, através de novos conhecimentos, técnicas e processos de trabalho, capacitando-os para a execução adequada de tarefas e colaboração em equipe multiprofissional.

O NVESA realiza vigilância epidemiológica e desenvolve uma série de ações que proporcionam o conhecimento e detectam qualquer mudança nos fatores determinantes na saúde individual e/ou coletiva, com a finalidade de recomendar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos aos responsáveis pela decisão e execução destas ações no CECOM.

A CCIRAS tem como objetivo elaborar, implementar, manter e avaliar medidas de controle de infecção ambulatorial e biossegurança no âmbito do CECOM. Sua atuação se dá através da participação colaborativa e voluntária de funcionários profissionais da saúde, representantes das diversas áreas assistenciais do ambulatório, que levantam as demandas relacionadas no cotidiano e as trazem para discussão na reuniões bimestrais. O produto dessas reuniões são apontamentos e sugestões direcionadas à equipe de gestão do CECOM, responsável pela execução das ações.

Os Grupos Educativos e Preventivos tem como objetivo prevenir o surgimento e o agravamento de doenças crônicas, dando orientações aos participantes em diversas situações. Para isso conta com grupos educativos e terapêuticos, a saber: Programa Cuide-se, o Grupo de Diabetes, o Grupo de Gestantes, o Grupo de Reeducação Alimentar, o programa de atenção a Dor Crônica, o Programa Cuide de sua Memória e o Grupo de Tratamento e Prevenção do Tabagismo.

O Cuide-se é um programa de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), composto pelos subgrupos motivacional e terapêutico. O primeiro subgrupo tem como objetivo motivar o cuidado e criar um espaço de diálogo e troca de vivência entre os participantes, estimulando o desenvolvimento da autonomia dos mesmos – o subgrupo terapêutico, por sua vez, motiva a adesão ao tratamento medicamentoso e a mudança de hábitos, contempla o acompanhamento clínico, contribuindo com o fortalecimento dos usuários, os quais muitas vezes sentem-se desencorajados a se cuidarem no contexto da doença.

O Grupo de Diabetes planeja e implanta programas preventivos à comunidade, visa motivar os pacientes portadores de Diabetes Mellitus, propondo o desenvolvimento das suas capacidades e os assiste clinicamente além de envolvê-los em processos de auto cuidado.

Para as funcionárias, alunas e docentes há o Grupo de Gestantes – neste grupo, são abordados assuntos como desenvolvimento fetal, importância do pré-natal, atividade física na gestação, orientação vacinal, nutrição, cuidados odontológicos, tipos de parto, anestesia, cuidados com o recém-nascido, amamentação, entre outros.

Para quem quer orientações sobre mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, o Grupo de Reeducação Alimentar orienta os participantes sobre o assunto, com enfoque na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Nos encontros são discutidos temas de nutrição, comportamento e atitudes alimentares.

A quem deseja parar de fumar, o Grupo de Tratamento e Prevenção do Tabagismo traz abordagens intensivas aos fumantes que pretendem mudar de vida – tendo como objetivo esclarecer acerca da dependência e seus riscos. O grupo também realiza sessões de motivação, avalia o grau de dependência do usuário e define o tipo de tratamento mais indicado e de forma individualizada.

Entre os programas preventivos, estão a Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino Grosso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), os Programas Mexa-se, Cuide da sua Memória, Risco Biológico, Saúde Bucal, Saúde do Viajante (PSV), o Programa de Saúde nos Institutos e Unidades da Unicamp (PSU), o de Tratamento de Feridas e o Viva Mais.

Em parceria com o Gastrocentro é realizada anualmente pelo CECOM, a Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino Grosso, que busca detectar precocemente lesões benignas que podem evoluir para câncer ou tumores em estágio inicial. Com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida através de atividades físicas, surgiu o Programa Mexa-se também coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade. O programa promove atividades diárias na Estação de Atividades Físicas, situada na Praça das Bandeiras e na área da saúde, ao lado do HC.

O Programa Cuide da Sua Memória aborda a importância do diagnóstico precoce dos transtornos neurocognitivos, como o Alzheimer – diagnóstico, tratamento e atividades de grupo são feitos por profissionais especializados.

O Programa de Risco Biológico é direcionado aos profissionais da área de saúde da Unicamp, que se expõem a sangue ou fluídos corporais de pacientes, como o sêmen, a secreção vaginal e/ou outros líquidos orgânicos contendo sangue, durante a assistência prestada no exercício de sua profissão.

Além dos serviços regulares, o Serviço de Odontologia do CECOM realiza o Programa de Saúde Bucal em várias unidades e órgãos da universidade, oferecendo palestras, com o intuito de divulgar informações importantes para a promoção da saúde bucal.

O Programa de Saúde do Viajante disponibiliza aos funcionários, docentes e alunos da Unicamp um serviço especializado no atendimento pré e pós-viagem. Além de disponibilizar atendimento médico, de enfermagem e odontológico aos viajantes, o programa atualiza a carteira de vacinação, indicando vacinas específicas, conforme o destino e disponibiliza a carteira internacional de vacinação e profilaxia (CIVP), entre outros serviços.

O Programa de Saúde nos Institutos e Unidades da Unicamp é um Programa que desenvolve ações integradas de promoção de saúde e prevenção de agravos, customizadas a cada Unidade e é desenvolvido dentro das unidades e institutos da universidade. Para os portadores de qualquer tipo de feridas, o Programa de Feridas disponibiliza consultas agendadas com enfermeira para realizar a avaliação, o tratamento e o acompanhamento. O programa tem por objetivo avaliar o paciente, observando antecedentes e hábitos de saúde, bem como comorbidades, além de contribuir para a recuperação e reabilitação do local lesionado.

Com a missão de promover uma nova cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) dentro da universidade, foi criado o Programa Viva Mais. Neste grupo também participam os órgãos que prestam atendimento aos alunos, funcionários e docentes, como o Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Hospital de Clínicas (HC), Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica do Estudante, entre outros.

No que diz respeito à AIDS e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o Centro de Testagem e Aconselhamento atende a comunidade interna da Unicamp esclarecendo a condição sorológica. O programa oferece a testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C, assim como a profilaxia pós-exposição sexual, e o aconselhamento.

Simultaneamente, também são realizados projetos e campanhas de prevenção como os Programas Preventivos, os que são desenvolvidos em parceria com outros órgãos e unidades da universidade, com a função de disseminar uma educação preventiva e hábitos de promoção de saúde entre os docentes, funcionários e alunos.

Em 30 anos de existência e com a colaboração de cerca de 180 servidores, o Centro de Saúde da Comunidade tornou-se referência nacional em programas de promoção à saúde e prevenção – sempre à frente de sua visão institucional, tornando-se um centro de saúde que oferece cuidado qualificado, humanizado e reconhecido interna e externamente pela excelência dos serviços oferecidos.