Programas Preventivos – CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento

O CTA tem como objetivo atender a Comunidade Interna da Unicamp (alunos, funcionários docentes e não docentes) com dúvidas em relação a sua condição sorológica para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

O CTA atende de forma gratuita tanto a demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde. Os serviços oferecidos são:  1) a testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C; 2) encaminhamento para a vacina de Hepatite B independente da faixa etária; 3) a profilaxia pós-exposição sexual – PEP; 4) encaminhamento de casos positivos de HIV para tratamento/acompanhamento no Hospital Dia do HC; 5) tratamento das outras DSTs.

O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste serão garantidos. A equipe conta com médicos, enfermeiros, assistente social, psicóloga e dentistas especificamente capacitados, que acompanharão a pessoa antes e depois da testagem.

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, em horários que variam de 07h30 às 18h30, dependendo do dia da semana e da escala de atendimento em vigor. Caso você nunca tenha acessado os serviços do CECOM, o 1º agendamento deverá ser realizado pessoalmente na recepção da clínica médica. Traga um documento com foto e seu RA ou carteira funcional para fazer seu cadastro e agendamento. Caso já possua o cadastro, poderá agendar por telefone nos ramais 19020/21.

Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia, como jejum. No dia da consulta, traga sua carteira de vacina, se possível.

Insumos: disponibilizamos preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. Você pode retirá-los nas recepções do Cecom para seu uso, ou em maiores quantidades para disponibilizar em eventos. Fale conosco!

Melhores Informações: SAU/recepção da Clínica Médica do CECOM, através dos telefones (19) 3521-9020/35219021, pessoalmente ou pelo email: cta@cecom.unicamp.br

O que é teste rápido da Aids?

É um teste que diz se a pessoa tem ou não o HIV, o vírus da aids. Sua vantagem está na rapidez do resultado. Em média 15 minutos.

Como é feita a testagem?

1. Aconselhamento antes ou após a coleta de material para o teste
2. Coleta de sangue (apenas uma picada na ponta do dedo!), análise e laudo.
3. Entrega do resultado e orientações.

Qual a importância de fazer o teste?

É importante saber o quanto antes se você tem HIV. Assim, você inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida.

Em caso de gravidez, mães soropositivas têm grandes chances de terem filhos sem HIV se seguirem o tratamento.

Quando fazer o teste?

Durante o pré-natal (gestantes).
Se teve ou está alguma doença sexualmente transmissível (DST), tuberculose ou hepatites.
Se manteve relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha.
Se compartilhou seringas ou agulhas.

Deixe um comentário